Fórum

Espaço aberto à discussão
× Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

Pai doente em casa de companheira

15 Mar. 2018 16:18 #18875 por Cristina Tavares
Pai doente em casa de companheirafoi criado por Cristina Tavares
Boa tarde
gostaria que me ajudassem por favor, o meu pai está separado da minha mãe desde há 9 anos. durante todo este tempo a companheira dele nunca promoveu um encontro entre mim filha e ele. Sempre mantivemos contacto telefónico, mas neste momento ele está a entrar em estado de demência e está em cada da companheira. Tem ido a vários médicos desde então e promeiramente sofria de parkinson mas agora segundo um homeopata sofre de doença degenerativa do cerebelo. Já têm alguém em casa diariamente para ajudar no trato da casa. MAs durante a noite são só eles os dois e a companheira faz muitas queixas. Ele usa fraldas já e não consegue segurar mesmo as urinas. Não sendo eles casados e a dita companheira pode coloca-lo num lar sem que eu filha tenha conhecimento? Ela nesta momento recusa colocar uma pessoa interna para ajudar durante a noite também. fui a casa dela esta semana para o ver e vim em choque pelo estado dele. Penso que seja bem tratado por ela mas o facto de me omitir muitos dados sobre a saude dele deixa-me muitas duvidas.
Não sei bem que passo hei-de tomar. Pois está no Norte do Pais e eu em Lisboa.
Mas podia ter o meu pai comigo na minha casa mas ela não o deixa vir e ele só ouve a voz da companheira.
Desculpem se este tema não se enquadra aqui.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

03 Abr. 2018 15:42 - 04 Abr. 2018 16:12 #19030 por Prime Senior
Respondido por Prime Senior no tópico Re: Pai doente em casa de companheira
Efetivamente trata-se de uma questão delicada!

Quanto à questão que coloca se a companheira do seu pai o pode colocar num lar sem o seu consentimento, temos a informar que sim, desde que tenha sido decretado ao seu pai a incapacidade para tomar decisões, por decisão judicial, e ela tenha sido nomeada como a sua “tutora”.

Enquanto não existir uma decisão judicial cabe ao seu pai decidir sobre a sua própria vida.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Alice Machado
10 horas 48 minutos

Olá, boa noite. Eu e meu namorado estamos voltando para o Brasil e pretendemos voltar, porém ainda não sabemos quando devi ...

Anónimo
5 dias 9 horas

Boa tarde estou gravida e fiquei de baixa de risco no dia 22 de agosto. Agora não sei como funciona isto do pagamento do sub ...

Carla silva
11 dias 16 horas

Em 2015 fui diagnosticada com um cancro maligno da tiroide, fiz cirurgia e tratamento, foi-me atribuída uma incapacidade de ...

Alexandre Vieira
13 dias 16 horas

No ponto 6 deste artigo (94) é referido que "não podem ser acumulados os direitos". Isso significa que não posso simultane ...

Jéssica
17 dias 2 horas

Oi meu nome é Jéssica e tenho uma dúvida MT grande eu e meu namorado nunca tivesse relações sexuais com penetração, nu ...