Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

Pai doente em casa de companheira

Pai doente em casa de companheirafoi criado por Monicamaf

15 Mar. 2018 16:18 #18875
Boa tarde
gostaria que me ajudassem por favor, o meu pai está separado da minha mãe desde há 9 anos. durante todo este tempo a companheira dele nunca promoveu um encontro entre mim filha e ele. Sempre mantivemos contacto telefónico, mas neste momento ele está a entrar em estado de demência e está em cada da companheira. Tem ido a vários médicos desde então e promeiramente sofria de parkinson mas agora segundo um homeopata sofre de doença degenerativa do cerebelo. Já têm alguém em casa diariamente para ajudar no trato da casa. MAs durante a noite são só eles os dois e a companheira faz muitas queixas. Ele usa fraldas já e não consegue segurar mesmo as urinas. Não sendo eles casados e a dita companheira pode coloca-lo num lar sem que eu filha tenha conhecimento? Ela nesta momento recusa colocar uma pessoa interna para ajudar durante a noite também. fui a casa dela esta semana para o ver e vim em choque pelo estado dele. Penso que seja bem tratado por ela mas o facto de me omitir muitos dados sobre a saude dele deixa-me muitas duvidas.
Não sei bem que passo hei-de tomar. Pois está no Norte do Pais e eu em Lisboa.
Mas podia ter o meu pai comigo na minha casa mas ela não o deixa vir e ele só ouve a voz da companheira.
Desculpem se este tema não se enquadra aqui.

Respondido por PrimeSenior no tópico Pai doente em casa de companheira

03 Abr. 2018 15:42 - 04 Abr. 2018 16:12 #19030
Efetivamente trata-se de uma questão delicada!

Quanto à questão que coloca se a companheira do seu pai o pode colocar num lar sem o seu consentimento, temos a informar que sim, desde que tenha sido decretado ao seu pai a incapacidade para tomar decisões, por decisão judicial, e ela tenha sido nomeada como a sua “tutora”.

Enquanto não existir uma decisão judicial cabe ao seu pai decidir sobre a sua própria vida.
Ultima edição : 04 Abr. 2018 16:12 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.338 segundos