Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

RSI Processo de renovação

RSI Processo de renovaçãofoi criado por CCalves

12 Nov. 2013 09:43 #9868
Bom dia,
Gostaria de tirar um dúvida se me souberem esclarecer.

Estou em fase de renovação do rsi.
Entreguei a declaração preenchida na seg. social, mais tarde enviei como pedido um comprovativo como estou inscrita activamente no centro de emprego e agora recebi uma carta, com o processo ainda em fase de decisão e sem ter assinado nada, que me diz para ir a uma formação ao centro de emprego. A minha dúvida é... Uma vez que ñ assinei nada ainda, portanto ñ sou beneficiária de qualquer subsídio o não comparecer nesta tal formação invalida o seguimento do processo da renovação do rsi?

Cumprimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico RSI Processo de renovação

14 Nov. 2013 12:01 #9909
Cara CCalves, bom dia.

À partida, uma coisa não estará relacionada com a outra. Uma coisa é o processo de renovação do RSI na Seg. Social, outra coisa é estar inscrita no centro de emprego e, por isso, ter sido chamada a frequentar uma formação.

Pode acontecer que, ao não frequentar a formação, lhe seja retirado o direito de estar inscrita no centro de emprego e que isso possa vir a afetar, futuramente, outro tipo de apoios sociais (nomeadamente o subsídio de desemprego) mas não podemos garantir que isto seja uma "verdade absoluta", uma vez que não podemos saber quais serão as políticas que virão a ser adotadas nesta matéria...

Pela experiência que temos, dir-lhe-íamos que "tudo pode estar ligado" e que "o seguro morreu de velho"... os centros de emprego estão, atualmente, a trabalhar de forma (muito) alinhada com a Seg. Social e o facto de estar inscrita no centro de emprego, sendo chamada a frequentar uma formação, enquanto renova o seu RSI, pode "estar relacionado".

O que lhe sugerimos: fale com a Seg. Social e com o centro de emprego, compare as informações que lhe dão (porque embora "alinhados", nem sempre as informações são coincidentes!) e veja, depois, quais as (melhores) opções para si.
Tempo para criar a página: 0.265 segundos