Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Ter direito ao subsidio de desemprego - Ana Lopes

Ter direito ao subsidio de desemprego - Ana Lopesfoi criado por Beatriz Madeira

30 Abr. 2013 17:09 #7913
Trabalhei durante 5 anos numa empresa, despedi-me para frequentar um estágio remunerado de 1 ano numa entidade da Admnistração pública. Eles fazem os descontos para a segurança social e irs.
A minha pergunta é se tenho direito a subsidio de desemprego?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Ter direito ao subsidio de desemprego - Ana Lopes

30 Abr. 2013 17:16 #7914
Cara Ana Lopes, boa tarde.

À partida, caso seja despedida por caducidade de contrato, terá direito a requerer as prestações de desemprego, sendo que a situação de desemprego é avaliada pela Seg. Social e que apenas esta entidade poderá proceder à atribuição das prestações de apoio no desemprego.

Se não houve interrupções temporais entre o término do contrato com a empresa e o início do estágio na Administração Pública, então não terá havido interrupções na sua carreira contributiva, sendo contabilizados todos os anos de descontos, ininterruptamente, desde há 6 anos.

Se houve interrupções na sua carreira contributiva, então apenas será contabilizado, para efeitos de cálculo do montante da prestação de desemprego, o último período ininterrupto, ou seja, o do estágio.

Nesta matéria sugerimos que leia a informação sobre condições de atribuição de subsídio de desemprego disponível em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1020-at...rego-desde-2012.html
Tempo para criar a página: 0.305 segundos