Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

reforma por invalidez - de anabela Camilo

reforma por invalidez - de anabela Camilofoi criado por Pedro Ferreira

03 Jul. 2011 19:35 #2481
Em primeiro lugar os meus parabéns por este blogue. sou doente bipolar desde os 40 anos, tendo anteriormente várias depressões, com tendencias suicidas pelo qual eu ando na ADEB, juntamente com o apoio psiquiatrico da minha médica. Tenho recaídas muito grandes e agora em Março a minha filha com 6 anos foi operada a um linfangioma de mama, que me deixou muito em baixo, porque lembro-me muitas vezes da minha mãe que faleceu com 49 anos em 1990 com cancro de mama. eu sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas como a minha depressão já vem desde a morte dela, nunca mais fui a mesma pessoa. Tenho 27 anos de descontos para a Sg social e trabalho como empregada doméstica, tenho 47 anos e já à cerca de 3 anos para cá tenho muitas dores nos ossos, já fiz multiplas injecções, pois tenho a ciática, diverticulose,sendo já operada a um abcesso recto vaginal originado por um diverticulo infectado, tenho osteoporose, esclorose iliaca e fibromialgia . Estou a ser seguida nas consultas de auto imunes e cirurgia do Hospital Curry Cabral, onde agora também foi-me diagnosticada uma anemia ferropenica e depois de fazer durante um ano ferro em comprimidos e o maltofer que são uns frascos pequenos tenho que fazer ferro nas veias até os valores estarem normais no hospital de dia no pavilhão de sangue do mesmo hospital, enfim. A pergunta que eu queria fazer é a seguinte. Estou com baixa à cerca de um mês pois não aguento o trabalho, tenho dores horriveis e um cansaço extremo,oscilações de humor constantes, recaídas fortes pois só consigo estar na cama e mal, pois tenho um sono sem fim. Quando vinha do trabalho chegava a casa de rastos, sem forças e parecia que o meu corpo pesava toneladas, pois o esforço fisico é muito, até em minha casa tenho que fazer muitas pausas, contando com a ajuda do meu marido, pois já quase perdi o andar de tanta dor que nem me conseguia levantar. No dia 1 de julho fui a uma junta mé dica pela Seg social, ao que me suspenderam a baixa. levei tantos papeis de todos os meus problemas mas não deram qualquer importancia, dizendo-me que eu tinha que fazer qualquer coisa. fiquei bloqueada e saí de lá a chorar, aminha médica de familia até já me passou os papeis para a reforma por invalidez, tenho todas as provas, sou isenta de taxas moderadoras para o resto da minha vida e não sei o que fazer. agora ainda pior me sinto, pois tenho que ir à minha médica outra vez para fazer novo relatório e não me sinto com coragem de andar a caminhar para trás e para a frente, pois até levei os relatórios clinicos das consultas onde lá dizia a medicação que estava a fazer e inclusive o comprovativo que andava na ADEB que não ligaram nenhuma. O que é que eu tenho de fazer, por favor ajude-me, este país está todo virado do avesso, o que mais me revolta é que eu sempre gostei de trabalhar, aguentei sempre até já não conseguir mais onde há tanta gente a r eceberem sem precisarem e nem doenças têm, tantos rendimentos minimos andam por aí espalhados por tanta gente que podia trabalhar. o que posso fazer? Muito obrigado Anabela Camilo

Respondido por Beatriz Madeira no tópico reforma por invalidez - de anabela Camilo

13 Jul. 2011 16:57 #2529
Cara Anabela,

Face à situação que nos descreve, a sugestão que lhe damos é que faça uma exposição escrita (carta registada com aviso de recepção) à Segurança Social (verifique qual o serviço para que deve enviar a carta) dizendo que estava de baixa (indique datas) e que foi a uma comissão de verificação de doença (junta médica) na data X e que lhe foi suspensa a baixa (indique data), pedindo uma revisão do processo. A isto junte cópia de todos os comprovativos de doença e atestados e/ou relatórios médicos que comprovem a sua incapacidade para o trabalho.

Entretanto, sugerimos que veja em que estado está o processo da reforma por invalidez. Para isso pode ligar para o VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 que funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

Respondido por Paula Cruz no tópico reforma por invalidez - de anabela Camilo

29 Ago. 2012 23:54 #5594
Olá; juntei-me ao forum à pouco....espero que me possam ajudar.... Sou portadora de Esclerose Múltipla Primária Progressiva e pedi a reforma por invalidez, em Jan/12. Foi-me recusada (afinal a EM tem cura....). Infelizmente, não estou melhor....nem fisica nem psicológicamente.....quanto tempo, tenho de esperar, para pedir a reforma de novo? (estou 'de baixa', desde Fev/12). Atentamente Paula Cruz

Respondido por Beatriz Madeira no tópico reforma por invalidez - de anabela Camilo

30 Ago. 2012 12:02 - 07 Abr. 2024 16:20 #5597
Cara Paula Cruz, bom dia.

Em relação à questão que nos coloca, e pela informação de que dispomos, não existe um "prazo" para poder repetir o pedido de reforma por invalidez.

Vamos, no entanto, sugerir-lhe que antes de o fazer novamente consulte o seu médico assistente, preferencialmente o seu médico de família (uma vez que este tipo de processos devem ser feitos via Sistema Nacional de saúde), no sentido de atestar a sua incapacidade permanente e definitiva. Posteriormente, verifique junto da Segurança Social como é que pode solicitar a certificação da invalidez pelo Sistema de Verificação de Incapacidades a fim de requerer a pensão por invalidez, desta vez de forma "certificada". Veja mais informações sobre "Invalidez" em seg-social.pt/pensao-de-invalidez
Ultima edição : 07 Abr. 2024 16:20 por Pedro Ferreira.

Respondido por Paula Cruz no tópico reforma por invalidez - de anabela Camilo

30 Ago. 2012 13:13 #5598
Obrigada pela sua resposta.
Ou seja, se bem percebi, posso pedir a reforma por invalidez (devido à minha doença) sem ter de esperar, para DE NOVO fazer o pedido.
Tenho de pedir um novo relatório ao meu neurologista e 'meter os papéis' do pedido de reforma.
Eu 'descontei' 22 anos e com a bonificação a que tenho direito, por ser portadora de doença crónica, creio que cheguei ao 'limite' para receber a reforma a 80%, correcto?

Atentamente
Paula Cruz

Respondido por Beatriz Madeira no tópico reforma por invalidez - de anabela Camilo

30 Ago. 2012 15:18 #5599
Cara Paula Cruz, boa tarde.

Mais uma vez pela informação de que dispomos, a resposta é afirmativa, pode requerer a pensão por invalidez devido à doença de que é portadora.

Sublinhamos que seria importante verificar junto da Seg. Social como é que pode solicitar a certificação da invalidez pelo Sistema de Verificação de Incapacidades a fim de requerer a pensão por invalidez, desta vez de forma "certificada".

Quanto aos percentuais, sugerimos-lhe que os confirme junto do serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL (Tel. 808 266 266 - Dias úteis das 08h00 às 22h00), com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Paula Cruz
Tempo para criar a página: 0.296 segundos