Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre o trabalho por conta própria ou recibos verdes? Pergunta aqui!

Rescisão de contrato (tempo de aviso prévio não consta do contrato)

02 Jan. 2019 17:06 #20482 por Pedro Carvalhal
Boa tarde,

Neste momento, tenho um contrato de prestação de serviços com uma câmara municipal. Este tem a duração de 31 meses, tendo iniciado em março do ano passado e no contrato consta o valor total da adjudicação, que é dividido em 31 prestações pagas ao final de cada mês. Isto é, pagam-me o serviço em si (implementação de medidas contra o insucesso escolar) e não pelas horas que lá trabalho.

No contrato não define quais são as clausulas para rescindir, ou com quanto tempo tenho de avisar para poder fazê-lo sem penalizações. Por outro lado, aparecem clausulas de incumprimento em caso de não execução das ações previstas nos prazos definidos.

Caso eu quisesse rescindir o contrato (para poder mudar de emprego) como teria de fazer? Existe uma minuta para rescisão de contrato? Quanto tempo de antecedência tenho de avisar relativamente à saída?
Normalmente nos contratos de recibos verdes costumo ver isso definido (ex: 30 dias), mas no meu não vem lá nada, apenas sanções em caso de incumprimento.

Desde já agradecido pela atenção despendida.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

04 Jan. 2019 11:18 #20513 por Beatriz Madeira
A inexistência de cláusulas sobre condições de rescisão contratual permite assumir a remissão para a lei geral, ou seja, o Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).

Assim, poderá ver algumas informações sobre rescisão por iniciativa do trabalhador, nomeadamente sobre prazos de aviso prévio e modelos de carta, em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-do-trabalhador.html

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O Código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Alice Machado
5 horas 57 minutos

Olá, boa noite. Eu e meu namorado estamos voltando para o Brasil e pretendemos voltar, porém ainda não sabemos quando devi ...

Anónimo
5 dias 4 horas

Boa tarde estou gravida e fiquei de baixa de risco no dia 22 de agosto. Agora não sei como funciona isto do pagamento do sub ...

Carla silva
11 dias 11 horas

Em 2015 fui diagnosticada com um cancro maligno da tiroide, fiz cirurgia e tratamento, foi-me atribuída uma incapacidade de ...

Alexandre Vieira
13 dias 11 horas

No ponto 6 deste artigo (94) é referido que "não podem ser acumulados os direitos". Isso significa que não posso simultane ...

Jéssica
16 dias 21 horas

Oi meu nome é Jéssica e tenho uma dúvida MT grande eu e meu namorado nunca tivesse relações sexuais com penetração, nu ...