Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui todas as dúvidas que tenhas sobre adoção em Portugal ou protecção na parentalidade em caso de adoção.

Adopção de maiores

Adopção de maioresfoi criado por lpguerreiro

22 Mar. 2013 11:48 #7590
Boa tarde,

A minha questão é a seguinte: podem os avós adoptar 2 netas maiores de idade, com a mãe ainda viva? Quais os procedimentos a seguir? O outro filho do casal têm poderes para travar o processo? Como?
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Adopção de maiores

22 Mar. 2013 14:36 - 22 Ago. 2023 19:41 #7594
Cara lpguerreiro, boa tarde.

Conhecemos bem o processo de adoção de crianças menores de 15 anos, mas lamentamos não conseguir ajudá-la no caso que apresenta. Por aquilo que sabemos, a adoção de jovens maiores de idade aplica-se a casos de famílias de risco ou com históricos que envolvem processos judiciais.

Sobre a adoção de crianças menores poderá consultar a seguinte informação:
- seg-social.pt/como-adotar (site da Seg. Social)
- Guia Prático sobre Adoção da Segurança Social em seg-social.pt/documents/10152/14984/N32_...b7-a699-cbfa9d8d604c
- scml.pt/acao-social/infancia-e-juventude/ (site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)

Uma vez que não conseguimos responder à questão que nos coloca, sugerimos que consulte as seguintes entidades, no sentido de obter os necessários esclarecimentos:

- Direção-Geral da Segurança Social da Família e da Criança cujos contactos pode encontrar em portalnacional.com.pt/entidade/direccao-...ranca-social-282606/

- Serviço de Adoção no organismo da sua área de residência: em Lisboa a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no resto do país o Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência, nos Açores o Instituto de Ação Social e na Madeira o Centro de Segurança Social.
Ultima edição : 22 Ago. 2023 19:41 por Pedro Ferreira.

Respondido por lpguerreiro no tópico Adopção de maiores

22 Mar. 2013 14:57 #7596
Muito obrigado.

Respondido por Sara Alves no tópico Adopção de maiores

14 Jun. 2013 19:10 #8364
Olá, boa tarde!

Chamo-me Sara Alves e sou estudante de Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde do Instituto Jean Piaget de Viseu e estou a fazer a minha dissertação com o tema: "Conjugalidade de Casais em processo de Adoção" e precisava de casais que estejam em processo de adoção (nas diversas fases) e que estejam dispostos a preencherem um pequeno Protocolo de Investigação (contém a versão para o género feminino e para o género masculino que está em anexo

Anexo não encontrado



Anexo não encontrado


).
O contato de mail é: sara_alves@msn.com
Tempo para criar a página: 0.281 segundos