Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

termo certo

termo certofoi criado por Kuri

02 Out. 2012 22:40 - 02 Out. 2012 23:07 #5863
tenho um contrato de trabalho de 6 meses a termo certo que acabou sem que a empresa me tenha enviado a notificação em como o contrato acabava efectivamente (15 dias de antecedência?)
entretanto tinha me sido dito que findos estes 6 meses passaria ao quadro mas, querem incluir uma clausula no meu novo contrato que diz que caso a empresa vá para obras o contrato acaba. efectivamente a empresa poderá temporáriamente ir para obras, mas este facto já era do conhecimento dos meus superiores na altura da proposta de ficar nos quadros.
Isto é possivel?

Sendo que eu não recebi a notificação não posso alegar que já faço parte dos mesmos e que não quero este novo contrato?
Ultima edição : 02 Out. 2012 23:07 por Kuri. Motivo: correçcão

Respondido por Beatriz Madeira no tópico termo certo

03 Out. 2012 16:28 - 04 Nov. 2023 13:24 #5864
Caro/a Kuri, boa tarde.

O empregador deveria ter comunicado a cessação de contrato num prazo mínimo de 15 dias antes do respetivo prazo expirar. Não tendo isto acontecido, e tendo continuado a ir trabalhar "normalmente", pode considerar que se encontra em situação de vínculo laboral efetivo com a empresa, uma vez que 90 dos 180 dias (6 meses) que já trabalhou contam como período experimental (aplicável à generalidade dos trabalhadores).

A cláusula que menciona não parece muito "legal", uma vez que existe a possibilidade de suspensão do trabalhador por motivos inerentes ao funcionamento da empresa, onde poderão estar incluídas obras, mas apenas a ACT lhe poderá confirmar a "validade legal" da cláusula.

ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho

- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão e nos Centros Locais, Pedido de esclarecimento escrito, Serviços desconcentrados e Queixa on-line em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 13:24 por Pedro Ferreira.

Respondido por Kuri no tópico termo certo

03 Out. 2012 20:39 #5865
o meu contrato diz ser não ser objecto de renovação automática, no entanto, pelo que li, a validade do contrato continua, pelo facto da empresa não ter comunicado a fim do contrato..

neste sentido, eu não tenho de assinar um contrato com o qual não concordo, certo? poderei optar por ser um quadro da empresa em detrimento de assinar um contrato novo que me limita o tempo de permanencia na dita empresa. ou não?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico termo certo

08 Out. 2012 15:37 #5874
Caro/a Kuri, boa tarde.

A resposta é afirmativa, pode "recusar-se" a assinar um novo contrato com uma cláusula que limita a sua permanência na empresa.
Tempo para criar a página: 0.279 segundos