Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Part Time

Part Timefoi criado por Pedro Ferreira

21 Dez. 2010 11:08 #1376
Boa noite
Estou a trabalhar há uns 2 meses numa empresa em regime de part time. Quando entrei o patrão disse que haveria um contrato com base num valor/hora. A verdade é que até agora contrato nem vê-lo. Contudo, pagam-me dinheiro na mão e dão-me um registo das horas que fiz para eu ver se está tudo certo. Junto com esse registo está uma espécie de recibo feito por eles, sendo que eu assino os 2 e fico sem nenhum. Hoje reparei que um diz "original" e o outro diz "triplicado". Onde estará o duplicado? Será que estou ilegal e esses "recibos" são para em caso de inspecção se safarem de multas? Podem sempre dizer que eu fiquei com o duplicao, certo? Ando confusa com a situação. Se me poderem elucidar agradecia muito.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Part Time

29 Dez. 2010 17:24 - 28 Mar. 2024 20:09 #1410
Cara Miana,

Por aquilo que descreve, a situação em que está é altamente irregular. Não havendo contrato, não havendo registo de transferências bancárias ou cheques passados em nome de alguém, não havendo recibos (uma vez que não fica com nenhum) e que o "duplicado" não existe, é como se não existisse...

Sugerimos que faça o seguinte: ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 em dias úteis das 08h00 às 22h00. A chamada tem o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário. Isto para saber qual o seu actual registo de remunerações (a partir do qual são feitos os "descontos"). Acreditamos que não haja qualquer registo de remunerações, uma vez que a empresa para a qual trabalha não a deve ter registado na Segurança Social. Confirmando que não está registada na Segurança Social e que, portanto, não há registo de remunerações e que não está a fazer os devidos descontos percebe que está "tudo mal". A empresa tem trabalhadores de forma profundamente ilegal.

Sugerimos ainda que, caso lhe interesse, ligue para a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) ou o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) ou, ainda, a CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (Linha Verde: 808 204 684; Horário: 2ª a 6ª feira das 10h30-12h30 e das 14h30-16h30; Atendimento presencial por marcação pelo nr. 217 803 709; Morada: Rua Viriato 7 - 1º, 2º e 3º andares, 1050-233 Lisboa). Isto para descrever a sua situação a fim de perceber o que estas entidades lhe dizem. Poderá vir a obter respostas interessantes.

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Ultima edição : 28 Mar. 2024 20:09 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.264 segundos