Skip to main content
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Pagamento de Subsídios

Pagamento de Subsídiosfoi criado por mamã14

21 Nov. 2013 00:38 - 22 Nov. 2013 10:23 #9956
Boa noite,

Gostaria de obter esclarecimentos relativos à seguinte situação:

Sou trabalhadora de uma IPSS com contrato de trabalho sem termo. Encontro-me de baixa por Situação de Risco Clínico durante a Gravidez desde o dia 9 de Setembro de 2013. Hoje fui informada pela minha entidade patronal que o subsídio de natal só me irá ser pago relativamente ao período em que prestei serviço e que os restantes meses terão que ser pagos pela Seg. Social através do Requerimento das Prestações Compensatórias a partir de 1 de Janeiro de 2014. Terá que ser mesmo a Seg Social a pagar?

Como estarei de licença de maternidade até finais de Maio de 2014 e uma vez que lhes coloquei esta questão relativamente aos subsídios de Férias e de Natal a serem pagos em 2014, responderam-me que o procedimento será o mesmo, isto é, em 2014 não perderei o direito a dias de férias mas que relativamente ao pagamento dos subsídios irei receber o correspondente aos meses em que trabalhar e que o estante terá que ser requerido em Janeiro de 2015 à Segurança Social. A entidade patronal invoca o Decreto-Lei n.º 133/2012 de 27 de Junho, que altera alguns artigos do Decreto Lei n.º 91/2009 de 9 de Abril (art. 7.º ; 66.º; 21.º - e 37-A.

A minha dúvida prende-se com o seguinte: terá mesmo que ser a Seg. Social a assumir estes pagamentos? Se assumir só me pagará 80% do valor devido, sendo que é legítimo eu ficar lesada em 20%.

Obrigada pela atenção,
Com os meus cumprimentos,

mamã14
Ultima edição : 22 Nov. 2013 10:23 por mamã14.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pagamento de Subsídios

22 Nov. 2013 12:37 - 29 maio 2024 19:21 #9967
Cara mamã14, bom dia.

Quando o empregador não paga a parte dos subsídios relativos a períodos de baixa/licença dos trabalhadores, estes devem, efetivamente, requerer à Seg. Social o pagamento das "Prestações compensatórias" de subsídio de Natal e/ou férias relativas ao período de baixa/licença, conforme descrito nas páginas seg-social.pt/subsidio-de-doenca ou seg-social.pt/subsidio-parental do site da Seg. Social (último separador horizontal).

Ultima edição : 29 maio 2024 19:21 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: mamã14
Tempo para criar a página: 0.254 segundos