Fórum

Espaço aberto à discussão
× Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Licença Parental

12 Set. 2015 21:51 #14440 por Vitor Teodoro
Licença Parentalfoi criado por Vitor Teodoro
Gostaria que me informasse do seguinte:
Sou enfermeiro, e trabalho por turnos, vou ser Pai brevemente.
Segundo a Lei em vigor diz que tenho direito a 5 dias úteis obrigatórios logo após o nascimento e mais 5 até ao final do 1º mês. Penso em goza-los seguidos.
Uma vez que trabalho por turnos, e supondo que estou a trabalhar e sou pai a uma quinta-feira, e tenho turnos atribuídos para o fim de semana logo após o nascimento e uma vez que a lei fala em dias úteis. Esses dias (fim de semana) vão contar como úteis ou não. Supondo que esta quinta feira é dia 1, tenho de me apresentar dia 15, ou dia 12.
Outra questão é se estiver a trabalhar e a minha mulher iniciar o trabalho de parto, posso abandonar o serviço ? tenho que esperar que seja rendido?
Obrigado

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Segurança Social

SEGURANÇA SOCIAL DIRETA - Serviços disponíveis online

Para os cidadãos, a adesão à Segurança Social Direta é feita no site da Segurança Social, sendo o código de acesso enviado para a morada registada na Segurança Social. Se o cidadão quiser...

Comentários Recentes

Rfg
1 dia 17 horas

Olá Bom minha menstruação dura em média mais ou menos 5 dias, e nesse mês o no último dia já não veio mais nd, e eu ...

ana duarte
12 dias 22 horas

tenho 39 anos e uma incapacidade de 85% e mais a nivel dos menbros inferiores mais a esquerda ,mas os membros superiores tamb ...

Manuel Augusto Ferreira Nóbrega
14 dias

Fui submetido a junta médica e foi-me atribuído uma incapacidade de 43%., no entanto parece que me vai ser diagnosticada ou ...