Skip to main content
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Categoria profissional e vencimento

Categoria profissional e vencimentofoi criado por Margarida1970

17 Out. 2013 16:32 #9565
Boa tarde,

Trabalho numa pequena empresa de Transportes Internacionais desde Janeiro de 2008. Comecei como escrituraria 3ª e actualmente estou com a categoria profissional de escrituraria 1ª. Pretendo saber se há alguma categoria a seguir a esta ou se a entidade patronal terá que me para diuturnidades a partir de Janeiro. Gostaria tambem de saber qual o vencimento base para a minha categoria. Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Categoria profissional e vencimento

24 Out. 2013 15:14 - 30 Jun. 2024 19:38 #9650
Cara Margarida, boa tarde.

Por norma, as empresas adotam um sistema de categorias profissionais e de valores que vigora no setor e que está, muitas vezes, relacionado com um contrato coletivo de trabalho.

Sugerimos-lhe que contacte os sindicatos do setor dos transportes para verificar de que forma as categorias profissionais podem evoluir e qual a remuneração associada.

Sindicato da UGT - www.novageo.pt/sitra/home
Sindicato da CGTP - www.strup.pt/
Federação dos Sindicados de Transportes e Comunicações - fectrans.pt/

Quanto às diuturnidades, tratando-se do setor privado, apenas existe obrigatoriedade no pagamento das mesmas quando o empregador assim o decide e quando isso está escrito em contrato coletivo de trabalho, em contrato individual de trabalho ou em regulamento interno da empresa.
Ultima edição : 30 Jun. 2024 19:38 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.267 segundos