Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Dúvida... sem contrato de trabalho

Dúvida... sem contrato de trabalhofoi criado por LilianaSilva

11 Jul. 2012 14:16 #5163
Boa tarde,
trabalhei 1mês numa confeitaria que tinha aberto uma semana antes de me contratarem. Disseram-me que entretanto me traziam o contrato para assinarmos mas ele nunca apareceu. Como estavam sempre a mudar as condições horárias e sinceramente sem muita responsabilidade, decidi vir embora. Já há 3 semanas que estou á espera que me paguem o ordenado das horas que trabalhei (sem falar nos feriados e horas nocturnas), o problema é que não me pagam e até dizem que não me querem pagar o subsídio de alimentação porque tinha coisas para comer lá...
Não sei o que fazer ou como proceder e esperava que me dessem alguma luz sobre este assunto!
Desde já muito obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Dúvida... sem contrato de trabalho

11 Jul. 2012 15:59 #5165
Cara Liliana Silva, boa tarde.

Escreva uma carta registada com aviso de receção solicitando o pagamento de todos os valores em dívida, bem explicitados, e indique uma data que considera razoável para liquidação dos mesmos. Informe que, caso não haja cumprimento do prazo de pagamento indicado cobrará juros de mora e (aqui a escolha é sua): ou coloca um advogado a tratar do assunto ou faz queixa na ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho.

Quanto ao subsídio de refeição, a empresa tem a liberdade de escolher atribuí-lo aos trabalhadores ou não, não sendo obrigatório por se tratar do setor privado. Neste caso, apenas se a empresa define como regra atribuí-lo aos trabalhadores é que teria direito a ele.

Respondido por LilianaSilva no tópico Dúvida... sem contrato de trabalho

11 Jul. 2012 16:30 #5169
O meu problema é que os patrões são mãe e filho. O filho disse-me que me dava como opção ou comer o que lá houvesse e não me dava subsídio de alimentação ou trazia de casa e dava-me o valor dele... eu sempre levei comida de casa mas agora a mãe diz que nem sabia e que não concorda porque tinha lá o que almoçar (embora para mim, pão e bolos não serem exactamente comida para todos os dias)...
Obrigada pela ajuda, como já nem me atendem o telefone e ir lá também já não dá em nada... não sabia muito bem o que fazer... não queria ter que pôr isto em tribunal (até porque não tenho contrato assinado e não sei como posso provar seja o que for já que foi tudo falado só, apenas se for preciso tenho muitos clientes habituais que podem afirmar que trabalhei lá) mas infelizmente parece que vai ter mesmo que ser!

Mais uma vez muito obrigada!!!
Tempo para criar a página: 0.259 segundos