Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Salário pagos fora de horas

Salário pagos fora de horasfoi criado por Veralof

22 Jan. 2014 16:46 #10441
Boa tarde,
Trabalho numa empresa desde Setembro e tenho contrato a certo. O que acontece é que esta empresa desde Outubro que anda a falhar relativamente a data de pagamento do vencimento. Contratualmente, acordamos que a data de pagamento seria dia 8, no entanto isso não acontece. Chega a dia 8 e eu n tenho o ordenado. E quando pagam é aos bocados, hoje pagam um bocado, na semana a seguir pagam outro bocado, até completar o valor. Este mês por exemplo, devia ter recebido dia 8 de Janeiro o vencimento de Dezembro, e recebi ontem 100,32€. Já lhes expliquei que esta situação não é correcta, mas não me parece que eles se preocupem muito, pois nem me respondem aos emails. E quando ligo para a sede, dizem-me sempre que a pessoa responsável não está. è complicada esta situação, mas já me disseram que só posso reclamar no caso de me ficarem a dever 2 meses... O que nunca chega a acontecer, porque pagam aos bocados... Isto é verdade, ou existe alguma coisa que possa fazer?
Desde já agradeço a atenção.

Vera Ferraz

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Salário pagos fora de horas

23 Jan. 2014 12:22 - 04 Nov. 2023 12:00 #10447
Cara Vera Ferraz, bom dia.

Em caso de falta de pagamento da remuneração, o trabalhador só pode denunciar o seu contrato de trabalho com justa causa, quando a ausência de pagamento se prolonga por 60 dias consecutivos, ou seja, teria sempre de haver uma situação em que o empregador lhe ficasse a dever, no mínimo, a totalidade das remunerações referentes a 2 meses consecutivos.

Quanto a "fazer qualquer coisa", pode (e deve!) fazer queixa à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho por uma das seguintes vias:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados, Por escrito (online) e Queixa/denúncia (online) - em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

Nunca se garante que venha a haver uma inspeção, mas é o primeiro passo para que tal possa vir a acontecer. No caso de acontecer uma inspeção, o empregador poderá vir a ser multado e obrigado a pagar "a tempo e horas" ou a declarar insolvência (uma vez que, ao que parece, não tem liquidez financeira suficiente para pagar "pontualmente" aos trabalhadores).
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:00 por Pedro Ferreira.

Respondido por Veralof no tópico Salário pagos fora de horas

23 Jan. 2014 12:28 #10448
Muito obrigada pela resposta.

Vou fazer então uma reclamação, para ver se resolve alguma coisa, porque esta situação está a ser insustentável...

Mais uma vez, muito obrigada,
Vera Ferraz
Tempo para criar a página: 0.289 segundos