Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Formação Profissional

Formação Profissionalfoi criado por Doracarvalho

01 Out. 2013 18:21 #9427
Boa tarde.
Atualmente é necessário ter formação específica para poder conduzir e manobrar empilhadores e máquinas agrícolas, como tratores?
Já pus esta questão ao IEFP e fiu informada que o Decreto-Lei n.º 92/2011revogou o Sistema Nacional de Certificação Profissional, mantendo-se apenas válida a emissão de CAP para os Motoristas de Táxi e Técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho. Da mesma forma, também foram revogadas todas as carteiras profissionais.

Mas tentei ler e entender um pouco o DL92/2011 e no artigo 2.º é dito que é simplificado o acesso a profissões que constam no anexo ao DL (nas quais se incluem os condutores/manipuladores de equipamentos de elevação, de movimentação de terras e os operadores de máquinas agrícolas), mas não encontro nada dizendo claramente que não é necessária a formação profissional.
Isto pode significar também que agora para se ser cabeleireiro não é necessária a carteira profissional?
Ou posso, ao trabalhar numa empresa, pegar numa retroescavadora (p.e.) e trabalhar com ela se o "patrão" me der indicações para tal?

Para alé do IEFP, há alguma entidade oficial que me esclareça estas dúvidas?

Obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Formação Profissional

02 Out. 2013 15:01 - 04 Nov. 2023 12:47 #9437
Cara Dora Carvalho, boa tarde.

Para clarificar a questão que nos coloca, o melhor será contactar a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho que é a entidade que, em Portugal, regulamenta as relações e prestações de trabalho, através de uma das seguintes vias:

1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados e Por escrito (online) - em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:47 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Doracarvalho
Tempo para criar a página: 0.328 segundos