Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Omissão da licenciatura

Omissão da licenciaturafoi criado por ana_

28 Ago. 2013 17:00 #9137
Boa tarde.
Gostaria de obter esclarecimentos sobre uma dúvida que surgiu recentemente.
Sou licenciada e neste momento não encontro emprego na minha área, neste sentido decidi responder a anúncios noutras áreas.
Fui a várias entrevistas e ouvi sempre o mesmo argumento: que tenho “qualificações literárias a mais”. Por isso, e num acto de desespero, decidi omitir no meu currículo que tenho a licenciatura.

Há dois meses foi contratada por uma empresa apenas com o 12.º ano e recentemente a mesma empresa anunciou uma vaga na minha área.

As minhas perguntas são as seguintes:
*Quais são as consequências se eu informar a empresa que omiti a minha licenciatura?
*A empresa pode despedir-me por justa causa?

Agradeço a sua atenção.

Melhores cumprimentos,
Ana Amaro

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Omissão da licenciatura

28 Ago. 2013 17:11 #9139
Cara Ana Amaro, boa tarde.

A situação que descreve pode ser grave, na medida em que a omissão de uma informação deste género pode ter consequências legais para si.

A empresa que a contrata está a basear-se numa falsa declaração, o que constitui crime, sendo que a pode despedir por justa causa e, inclusive, acusá-la de cometer um crime punível por lei.

Sugerimos-lhe que contacte a DECO e que lhes coloque as suas questões para perceber, efetivamente, e em termos práticos, quais as consequências diretas e indiretas para si.

Se for associada, poderá ligar para o apoio a associados. Se não for, para marcar uma consulta na DECO deverá ligar para 213 710 227/8, sendo que lhe indicam a delegação regional a que se se deverá deslocar. Custo das consultas: 10 Eur.
Tempo para criar a página: 0.279 segundos