Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Falta de dinheiro em caixa.

Falta de dinheiro em caixa.foi criado por Antonieta

03 Ago. 2012 17:38 #5395
Por 2 vezes faltou-me dinheiro no caixa no espaço de uma semana, sendo que a quantia foi práticamente e mesma 50€. A minha pergunta é a seguinte: sou responsável (como chefe de turno, recepcionista ) pela falta daquele dinheiro quando estou acompanhada por mais 2 colegas e todos mexem no caixa? Todos temos uma password para abrir o caixa que apenas funciona para listagem já que o caixa é uma gaveta de madeira que tem uma fechadura mas não tem chave! Fiz um relatório para o meu superior em que afirmo não me responsabilizar pela falta do dinheiro e pedi que verificassem as câmeras de vigilância. Para a entidade patronal pouco importa se falta dinheiro ou não desde que o empregado cubra a falta está tudo bem. Eu é que não estou disposta a assumir a responsabilidade dum acto que não pratiquei. Neste hotel o bagageiro faz de recepcionista o recepcionista faz de bagageiro e daí a confusão total, principalmente com a entrada de grupos. Estou há 1 ano neste serviço (nem sempre como chefe de turno) e nunca faltou nada a não ser agora. Estou aflita, porque na próxima semana vou estar como chefe de turno e já nem sei o que hei-se fazer quando tiver que me ausentar da recepção, como por exemplo - almoçar, levar bagagens! ir aos sanitários, etc. etc.
O que hei-fazer perante as leis do trabalho? Assumo que não pago, por não ter quaisquer condições de segurança. Pedi que acedessem à câmera de vigilancia. Se mesmo assim (até agora não me disseram nada) continuarem a dar a entender que tenho que pôr o dinheiro posso fazer uma queixa na polícia? E contra quem? Aguardo, por favor, uma resposta tão breve quanto possível

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Falta de dinheiro em caixa.

13 Ago. 2012 17:33 - 07 Abr. 2024 17:02 #5429
Cara Antonieta, boa tarde.

Parece haver bastante "confusão" no estabelecimento hoteleiro onde presta serviço. Não havendo meios de registo de saídas e entradas de dinheiro em caixa, não havendo um responsável designado, havendo uma enorme "confusão" de tarefas e responsabilidades, parece-nos que o responsável máximo pelo desaparecimento do dinheiro é o empregador que trabalha de forma desordenada e que se "desresponsabiliza" facilmente, culpabilizando os trabalhadores.

Sugerimos-lhe que ligue para o MSSS - Ministério da Solidariedade e da Segurança Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) para perguntar quais os seus direitos em termos regulamentares no que respeita ao desaparecimento de dinheiro de caixa. Quanto ao "o que fazer", sugerimos que contacte a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão ou pedido de esclarecimento em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) para esclarecimentos.
Ultima edição : 07 Abr. 2024 17:02 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Antonieta
Tempo para criar a página: 0.299 segundos