Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

exclarecimento sobre formaçoes - de nuno

exclarecimento sobre formaçoes - de nunofoi criado por Pedro Ferreira

10 Abr. 2012 09:53 #4468
boa tarde

se possivel gostaria que me exclarece-sem no seguinte:

trabalho numa agencia imobiliaria que me obriga a ter formaçoes,mas o que se passa e que essas formaçoes tem de ser pagas por mim,sao formaçoes bastante chatas e os valores a pagar nao compensam,da a ideia que e so mesmo para me vir buscar mais dinheiro aos bolsos.
ao final de faltar a algumas formaçoes expulsam os agentes que nao as fazem,ou seja estou sempre sujeito,obrigado a aturar isto.
o que queria saber e se esta imposiçao e legal.sou designado como colaborador,trabalho com recibos verdes,nao tenho nenhum ordenado fixo,o que ganho e so quando vendo alguma coisa

agradecia que me ajudassem nesta questao
obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico exclarecimento sobre formaçoes - de nuno

29 maio 2012 16:44 #4836
Caro Nuno, boa tarde.

A formação disponibilizada pelo empregador é obrigatória e o trabalhador tem dever de a frequentar. Isto em casos "normais", em que o trabalhador é contratado pelo empregador para a prestação de determinado serviço e para o qual devem existir determinadas competências que o trabalhador vai melhorar pela frequência de formação profissional.

A situação que descreve tem características específicas. A rede de colaboradores da entidade para a qual presta serviços (em regime de recibos verdes e, portanto, colaboradores externos) é montada com base em pressupostos que estes colaboradores aceitam quando assinam o contrato de colaboração. Assim, nada há em matéria legal que possa sustentar uma argumentação "contra" aquilo que descreve.
Tempo para criar a página: 0.261 segundos