Fórum

Espaço aberto à discussão
× Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

2 via do recibo de vencimento

08 Set. 2017 18:02 #17795 por Rui Santos
2 via do recibo de vencimentofoi criado por Rui Santos
Boa tarde a todos,
Trabalho numa empresa subsidiárias dos ctt's, e na passada semana pedi algumas 2°vias dos meus recibos de vencimento. Ora a questão toda é, à cerca de 2 anos para cá os recibos são enviados para casa por correio normal, e numa limpeza em casa, reparei que me faltava alguns recibos e daí ter pedido as 2°vias através da minha chefia direta ao recursos humanos dos ctt's. Hoje a minha chefia chamou-me e os recursos humanos alegam que não me vão entregar nada a não ser através de uma notificação por parte do tribunal!
A minha pergunta é, podem negar as 2° vias? Se não, qual o artigo do código de Trabalho que estão a violar?
É que o que me parece só me irão dar os recibos se invocar algum artigo do código de trabalho

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

06 Nov. 2017 16:40 #18160 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico 2 via do recibo de vencimento
O nr. 3 do artigo 276 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), diz que: "Até ao pagamento da retribuição, o empregador deve entregar ao trabalhador documento do qual constem a identificação daquele, o nome completo, o número de inscrição na instituição de segurança social e a categoria profissional do trabalhador, a retribuição base e as demais prestações, bem como o período a que respeitam, os descontos ou deduções e o montante líquido a receber.".

Não percebemos porquê a recusa em disponibilizar-lhe a 2ª via dos recibos... Uma 2ª via é uma "cópia" do recibo de remuneração que deve ser disponibilizada "sem discussão", a pedido de qualquer trabalhador.

Deixamos-lhe a sugestão de que contacte a ACT para obter um parecer oficial sobre esta matéria e, assim, poder confrontar o seu empregador com argumentos legais... Contactos da ACT em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Moderadores: Ana Brito
Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Anonymous
4 hours 42 minutes

Será todo de uma vez. Para fazer contas falta saber a idade mais próxima à data da alta

Kunena Avatar Anonymous
4 hours 45 minutes

primeiro, a idade que importa é a que tinha à data da alta bem como saber a sua data de nascimento (para saber se se aproxi ...

Kunena Avatar Sónia
4 hours 53 minutes

Conte, no mínimo, com 2 meses.

Kunena Avatar Sónia
5 hours

Raquel, terá que aguardar que o processo corra em tribunal para verificar se o perito médico atribui (ou não) a mesma inca ...

Kunena Avatar Raquel Monteiro
14 hours 36 minutes

Olá boa tarde eu tive um acidente de trabalho no dia 21 de maio de 2017, onde relei os tendões do pulso do braço esquerdo. ...