Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Retomar subsidio de desemprego

19 Nov. 2012 16:44 - 19 Nov. 2012 18:09 #6366 por Luis Canastra
Retomar subsidio de desempregofoi criado por Luis Canastra
Boa tarde,

Em Maio comecei a receber subsidio de desemprego, que suspendi cerca de 1 mes depois, por me ter surgido uma oportunidade de trabalho temporario de 6 meses. Vou terminar agora esse periodo, pelo que terei que retomar o subsidio. Da parte da entidade patronal, disseram-me que nao e necessario o modelo 5044, mas apenas uma carta da entidade patronal a informar o final do contrato, para entregar no IEFP. Podem me informar sobre isto, por favor?

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

19 Nov. 2012 18:07 - 19 Nov. 2012 18:12 #6370 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Caro Luís Miguel, boa tarde.

Muito embora a página da Seg. Social (em www2.seg-social.pt/left.asp?03.07.01.04.03 ) refira que "(...) o beneficiário deve apresentar a declaração do empregador comprovativa da situação de desemprego involuntário." (em "SUSPENSÃO"), e que isto possa levar à interpretação que o seu empregador lhe refere, o procedimento legal em vigor é que o empregador lhe entregue, por sua solicitação, o formulário sobre "Situação de Desemprego" (modelo nr. 5044 da Seg. Social) para que possa proceder à sua entrega nos serviços da Seg. Social ou do (seu) Centro de Emprego, tal como fez para requerer inicialmente o subsídio em causa.

29 Jul. 2013 13:02 #8805 por Filipe Vicente
Respondido por Filipe Vicente no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Estou numa situacao um pouco diferente e gostaria de saber o seguinte:

Estive a receber subsidio de desemprego e interrompi o mesmo por ter vindo trabalhar para o estrangeiro. A minha questao e': voltando para Portugal terei direito a reativar o subsidio?

Obrigado

29 Jul. 2013 15:03 #8808 por Beatriz Madeira
Caro Filipe Vicente, boa tarde.

A resposta é afirmativa se o período de atribuição ainda não esgotou. Apenas poderá retomar o subsídio se o prazo de atribuição for além da data em que volta a estar desempregado, ou seja, se o prazo do subsídio ainda estiver em vigor e apenas até ao final do dito prazo.

Caso o prazo do subsídio de desemprego tenha terminado, dependendo do país onde se encontra a trabalhar, e conforme seja a situação, uma vez de regresso a Portugal poderá verificar se pode requerer uma nova atribuição de apoio social no desemprego.

Informação sobre mobilidade internacional a partir de www4.seg-social.pt/mobilidade-internacional

29 Jul. 2013 18:31 #8823 por José Gomes
Respondido por José Gomes no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Fiquei desempregado no final de 2012, foi-me atribuído um subsidio de desemprego de cerca de 1 ano e meio. Em Janeiro pedi a suspensao do subsidio porque, comecei a trabalhar num emprego temporário, que vai terminar agora no dia 2 de Agosto, com o qual me irão pagar pelas ferias nao gozadas etc, e deram-me a carta pro fundo de desemprego. Ja me disseram que ainda antes do dia 2, devo assinar um contrato com visto o regresso á empresa no dia 26 de Agosto. Posso agora retomar o subsidio durante esse tempo que estarei desempregado? Qual o procedimento? Basta ir á Seguranca Social, ou tenho que ir também ao Centro de Emprego? Caso tenha que ir ao centro de emprego, o Balcão/fila/procedimento é o mesmo que se fosse pra fazer nova inscrição?

30 Jul. 2013 09:36 #8828 por Beatriz Madeira
Caro Zé Gomes, bom dia.

No seu caso, aplica-se igualmente o que dissemos em cima: a resposta é afirmativa, poderá retomar o subsídio no período "entre trabalhos" (de 2 a 26 Ago), se o período de atribuição do subsídio ainda não esgotou. Apenas poderá retomar o subsídio se o prazo de atribuição do subsídio ainda estiver em vigor e apenas até ao final do dito prazo.

O procedimento para retomar o subsídio é idêntico ao do pedido, ou seja, deve ir à Seg. Social ou ao Centro de Emprego (a uma destas, não precisa de ir a ambas) entregar o formulário que o empregador lhe entregou, tal como se fosse um primeiro pedido (ou "nova inscrição", como lhe chama).
Os seguintes utilizadores Agradeceram: José Gomes

30 Jul. 2013 22:56 #8846 por José Gomes
Respondido por José Gomes no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Muito obrigado pela rapidez na resposta :)
De certeza que me basta ir a um dos sitios? Por exemplo: basta-me ir á segurança social?
É que quando fiz o primeiro pedido tive que ir ao centro de emprego, pois tinha que estar inscrito no centro de emprego para me darem o subsidio. Quando fui suspender é que só tive que ir á Segurança Social.

31 Jul. 2013 12:11 #8853 por Beatriz Madeira
Caro Zé Gomes, bom dia.

Deveria bastar ir a um dos sítios, já que estão tão "articulados", mas tem razão, se for entregar o formulário à Seg. Social, então deverá ir também inscrever-se no Centro de Emprego. Se for entregar o formulário ao Centro de Emprego, pode inscrever-se lá diretamente, não sendo necessário ir à Seg. Social.

25 Ago. 2014 22:39 #11879 por Nuno Loureiro
Respondido por Nuno Loureiro no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
boa noite tenho uma questao ao qual ninguem sabe responder, estava a receber o fundo de desemprego e arranjei um trabalho a 5 de junho e a 26 de junho tinha sido dispensado do trabalho visto estando ainda á experiencia e a firma so me deu o comprovativo da seguranca social a 13 de agosto e nesse dia fiz a inscriçao no centro de emprego, gostava de saber s vou receber a partir de 26 junho dia em que a firma deu conhecimento á Segurança Social ou a partir de 13 de agosto dia que fiz a inscrição no fundo de desemprego, obrigado

29 Out. 2014 14:29 #12440 por Beatriz Madeira
Caro Nuno, boa tarde.

Em princípio, deverá receber a partir do dia em que o empregador "deu baixa" do trabalhador, ou seja, 26 Junho.

01 Jul. 2015 12:23 #13944 por Bruno Barata
Respondido por Bruno Barata no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Bom dia.

Sou novo aqui e desde já peço desculpa por retomar um tópico já tão antigo. Mas tenho uma dúvida relacionada com suspensão do SD na qual esperava que conseguissem elucidar-me.

Estou desempregado a receber SD desde Maio último (por 18meses), e surgiu-me agora a possibilidade de fazer dois ou três trabalhos freelancer que me vão obrigar a abrir actividade um mês ou dois.

Sei que posso optar pela suspensão do subsídio, retomando depois. A minha dúvida é, se depois de retomar, poderei utilizar esta opção novamente. Ou seja, e a título de exemplo...

Abro actividade a 15 de Julho, pedindo a suspensão do SD. Fecho actividade a 30 Agosto e peço para retomar o SD. Imaginando que em Novembro ou Dezembro me aparecem mais dois trabalhos que me obrigam a abrir novamente actividade, poderei pedir nova suspensão, retomando mais tarde?

Grato desde já pela atenção.

27 Ago. 2015 17:06 #14374 por Beatriz Madeira
Caro Bruno Barata, boa tarde.

Nesta matéria sugerimos-lhe que consulte a informação no site da Seg. Social, em www4.seg-social.pt/subsidio-por-cessacao-de-atividade

18 Jun. 2016 18:55 #15217 por Pedro Gomes
Respondido por Pedro Gomes no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
boa tarde,

gostava de uma ajuda, em novembro de 2015 terminei o contrato de trabalho e não me quiseram passar a efeito então fui para o desemprego, no inicio deste mês apareceu-me um emprego e comecei a trabalhar numa quinta feira, nesse mesmo dia recebi uma proposta de uma outra empresa com condições mais vantajosas (horário e folgas) e iria começar na segunda feira seguinte.

Na sexta feira (depois do 1º dia de trabalho na primeira empresa) enviei um email a empresa onde tinha estado a trabalhar e a informar que não iria mais uma vez que tinha arranjado outra coisa melhor, eles informaram-me que iriam enviar pa SS a informação que eu tinha deixado de ir trabalhar por minha decisão. Na segunda feira seguinte comecei no novo emprego mas ainda durante o período experimental informaram-me que já não iriam precisar de mim e dera-me a carta para o fundo de desemprego com informação "denuncia do contrato no período experimental - pelo empregador".

Agora a minha questão é a seguinte: por eu ter suspendido o sub.desemprego no 1º emprego e depois ter deixado o mesmo para ir para outro e no fim mandam-me embora eu perdi o direito de voltar a retomar o sub.desemprego?

agora posso vir a ser prejudicado por ter abdicado do primeiro emprego?

alguém me pode ajudar?

obrigado

Pedro
boa tarde,

gostava de uma ajuda, em novembro de 2015 terminei o contrato de trabalho e não me quiseram passar a efeito então fui para o desemprego, no inicio deste mês apareceu-me um emprego e comecei a trabalhar numa quinta feira, nesse mesmo dia recebi uma proposta de uma outra empresa com condições mais vantajosas (horário e folgas) e iria começar na segunda feira seguinte.

Na sexta feira (depois do 1º dia de trabalho na primeira empresa) enviei um email a empresa onde tinha estado a trabalhar e a informar que não iria mais uma vez que tinha arranjado outra coisa melhor, eles informaram-me que iriam enviar pa SS a informação que eu tinha deixado de ir trabalhar por minha decisão. Na segunda feira seguinte comecei no novo emprego mas ainda durante o período experimental informaram-me que já não iriam precisar de mim e dera-me a carta para o fundo de desemprego com informação "denuncia do contrato no período experimental - pelo empregador".

Agora a minha questão é a seguinte: por eu ter suspendido o sub.desemprego no 1º emprego e depois ter deixado o mesmo para ir para outro e no fim mandam-me embora eu pedi o direito de voltar a retomar o sub.desemprego?

agora posso vir a ser prejudicado por ter abdicado do primeiro emprego?

alguém me pode ajudar?

obrigado

Pedro

29 Jun. 2016 14:35 #15258 por Beatriz Madeira
O que vale é o formulário do último empregador. Se foi despedido pelo empregador, à partida, terá direito a retomar o subsídio de desemprego.

20 Set. 2016 12:54 #15932 por ALICE DIAS
Respondido por ALICE DIAS no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
Bom dia a todos, tenho uma dúvida. Fiquei desempregada em 2014 com direito a 1 ano de SD. Entretanto, antes de terminar o SD encontrei trabalho e estive 1 ano a trabalhar. Quando o contrato não foi renovado, fui ao centro de emprego retomar o remanescente do SD que não acabei de usufruir em 2014 (cerca de 5 meses), sendo que, ao ter estado a trabalhar 1 ano seguido e dado que tenho 31 anos, teria agora direito a mais 1 ano e meio de um novo subsidio por este último emprego. No entanto, como pedi retoma do outro subsidio, só tive direito aos 5 meses. Agora está a terminar. Não deveria ter direito aos 5 meses + o remanescente do novo subsidio com os valores actualizados tendo por base o salário do último emprego? Neste momento o subsidio acabou e não tenho emprego. Se for à Segurança Social, será que tenho direito a 1 ano de subsídio ou não funciona assim?
Estou a tentar ligar para a linha da SS mas ninguém atende...se calhar amanhã vou lá presencialmente...
Obrigada

06 Abr. 2017 16:57 #16962 por miguel leal
Respondido por miguel leal no tópico Re: Retomar subsidio de desemprego
boa tarde, em agosto de 2014 suspebdi por total o subsidio de desemprego por ia tentar trabalhar por conta propria, se eu quiser retomar para receber o resto ainda vou a tempo ?

07 Abr. 2017 16:00 #16965 por Beatriz Madeira
Depende, sobretudo, de dois fatores:
1. se o prazo de atribuição já terminou já não poderá retomar o subsídio
2. se o motivo de nova situação de desemprego tiver sido causada pelo próprio não poderá retomar o subsídio

13 Jun. 2018 12:17 #19557 por Adriano Fernandes
Respondido por Adriano Fernandes no tópico Retomar subsidio de desemprego
Bom dia
Suspendi o Sub de desemprego dia 30 de maio para trabalhar 22 dias para uma empresa agrícola, o que aqui se chama de jornas.. Quando suspendi e preenchi o formulário e escolher a opção "por conta própria".. Eu pretendo passar um recibo de acto único e retomar o subsidio no final deste trabalho.. A minha pergunta é: tenho que apresentar o modelo da entidade a quem prestei serviço? Ou basta levar a cópia de recibo? Será que vou retomar ou tenho que pedir o social de desemprego?
Muito obrigado

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

jorge manuel dos santos marques
18 horas 23 minutos

Bom dia agradecia que me esclarecessem o seguinte Apos a morte do meu pai, a viuva, que tinha ficado como cabeça de casal, f ...

José Pedrosa
2 dias 18 horas

A questão da correta interpretação reside numa correta leitura da legislação aplicável. Esta, não a qualquer número d ...

Maria
2 dias 19 horas

Gostaria que me informassem, se faltas por Falecimento, se acontecer no fim de semana ou feriado, conta para esses dias, é q ...

Vítor
2 dias 20 horas

Boa tarde, em 2015, diagnosticaram-me um linfoma de Hodjking, tendo feito tratamento devido (quimio e radioterapia). Fui aval ...

Carolina
2 dias 21 horas

Boa tarde, Atrasei-me 5 dias na entrega do prolongamento de amamentação á minha entidade patronal. Posso perder esse di ...