Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Atividade aberta e subsidio de desemprego

Atividade aberta e subsidio de desempregofoi criado por ALAG

20 Jul. 2016 17:36 #15511
Abri atividade (recibos verdes) em Abril, sendo que o ultimo recibo que passei tem a data de 16/06/2016.Passei, no total, 3 recibos.
Acontece que,por esquecimento/falta de informação, não cessei a atividade.
Como durante este período estive também a trabalhar com conta de outrem, entidade essa que me fazia os descontos, não tive de fazer descontos por causas dos recibos verdes, estando isenta de pagamento de IVA e IRS.

O problema é que terminei o meu contrato de trabalho. Ontem, fui colocar, no centro de emprego, a declaração para obter subsidio de desemprego, quando a senhora me fala da questao dos recibos verdes. Fiquei logo a achar que, como não tinha cessado ainda a atividade, isto me iria trazer problema na atribuição daquela prestação social.

Hoje dirigi-me ás finanças e lá cessei a atividade. Cessei atividade na data de 12/06/2016, não tendo de pagar multa.

Agora, ao analisar o site da Segurança Social Direta, constato que o meu pedido de desemprego está indeferido. Lá não dão qualquer explicação, mas sendo que eu tenho dias de descontos suficientes para a atribuiação do mesmo, penso que o indeferimento resultará da não cessação da atividade (aquando o pedido no centro de emprego).

Ainda vou ter de esperar pela carta da SS para recorrer.

Gostava, no entanto, de saber ser alguém já passou por situação semelhante e como a resolveu.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Atividade aberta e subsidio de desemprego

21 Jul. 2016 14:23 #15515
Já tivemos outros utilizadores com o mesmo problema... e o problema é que, normalmente, não há solução positiva para quem se encontra nesta situação. Ver Nota 3 no artigo em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/564-des...balho-sem-termo.html

Poderá contestar a decisão da Seg. Social, sendo que lhe sugerimos que consulte um advogado que a possa ajudar/orientar no sentido da melhor resolução.
Tempo para criar a página: 0.299 segundos