Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Direito ao subsidio de desemprego?

Direito ao subsidio de desemprego?foi criado por ManuelaJesus

02 Jan. 2015 23:13 #12986
Boa noite,

Gostaria que alguém me pudesse ajudar:
estou a trabalhar num lar há 3 anos com contrato a tempo certo. Visto ter ficado sozinha com 3 crianças menores pedi à minha entidade empregadora para trabalhar de segunda a sexta com o qual ela não concordou e propos-me a opção de me passar a carta para o fundo de desemprego enquanto não arranja-se nada visto ter sido uma boa funcionaria e o meu contrato terminar em janeiro.
Encontro-me agora de baixa medica e, para espanto meu, os recursos humanos enviaram-me um novo contrato de trabalho chamado de extraordinário que se inicia agora no dia 16 de Janeiro. Ainda não assinei nada porque não sei o que fazer.
Se assinar tenho a protecção de menores à porta pois elas ficam sozinhas em casa aos fins de semana e feriados, se não assinar como sustento a minhas filhas? Como ter direito ao fundo de desemprego?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito ao subsidio de desemprego?

06 Jan. 2015 15:42 #12999
Cara Manuela Jesus, boa tarde.

Em princípio, terá direito a requerer o subsídio de desemprego. Veja as condições de atribuição de subsídio de desemprego em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1020-at...rego-desde-2012.html

Relativamente ao subsídio de desemprego, poderá ainda consultar a seguinte informação:
- Cálculo do Subsídio de Desemprego 2014 em sabiasque.pt/trabalho/noticias/2318-calc...o-de-desemprego.html
- Cálculo do Subsídio de Desemprego 2012 em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html
- Subsídio de Desemprego: Questões Fundamentais em sabiasque.pt/subsidio-de-desemprego.html

Relativamente à questão essencial, assinar, ou não, o contrato, vamos sugerir-lhe que contacte ambas as entidades em baixo para procurar aconselhamento e ajuda quanto aos seus direitos no trabalho, como mãe de 3 menores:

CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
Linha Verde: 808 204 684 de 2ª a 6ª feira das 10h30-12h30 e das 14h30-16h30
Atendimento presencial por marcação pelo nr. 217 803 709
Morada: Rua Viriato 7 - 1º, 2º e 3º andares, 1050-233 Lisboa

CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Av. da República, 32, 1º, 1050-193 Lisboa | Portugal
Tel.: (+351) 217 983 000 | Fax: (+351) 217 983 098
E-mail : cig@cig.gov.pt | Outros contactos em www.cig.gov.pt/contactos/
Tempo para criar a página: 0.299 segundos