Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

Como ter acesso ao subsidio de desemprego?foi criado por Sara Antunes

29 Out. 2014 16:47 #12458
Olá, Boa Tarde
Durante cerca de 14 anos trabalhei numa empresa e fiz os respetivos descontos para a segurança social. Porém, há sensivelmente dois meses despedi-me. A minha dúvida é a seguinte: Quanto tempo terei de trabalhar numa outra empresa para ter direito ao subsídio de desemprego? Partindo do princípio que esta empresa possa efetuar o meu despedimento ainda no período experimental.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

30 Out. 2014 15:45 #12479
Cara Sara Antunes, boa tarde.

Se tem 14 anos de trabalho (antiguidade/descontos) é fundamental que esta nova empresa a contrate no dia imediatamente a seguir ao da data da demissão.

Um intervalo (de dias) entre datas vai originar um recomeço da contagem do tempo de trabalho para o subsídio de desemprego e em vez de contar 14 anos e "qualquer coisa", contará apenas o "qualquer coisa" do novo contrato.

Veja a resposta à sua pergunta mediante consulta dos prazos de garantia em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...rego-desde-2012.html

Respondido por Sara Antunes no tópico Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

06 Nov. 2014 10:45 #12591
Olá Beatriz. Não fiquei totalmente esclarecida com a resposta.
Eu apresentei a minha carta de demissão a 24 de setembro de 2014, através de aviso prévio, sendo que tive de dar 60 dias à empresa. Porém, apresentei baixa médica no decorrer desses 60 dias, uma vez que não me encontrava em condições de continuar a trabalhar naquele local. O prazo de vínculo à empresa termina a 22 de novembro de 2014. A minha baixa médica termina a 4 de dezembro de 2014. Quando poderei assinar contrato com outra empresa por forma a não perder os 14 anos de descontos e antiguidade, caso venha a ser despedida no período experimental da nova contratação? Muito Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

06 Nov. 2014 17:04 #12614
Cara Sara, boa tarde.

Suspenda a baixa no dia 22 Novembro.

A data da nova contratação deverá ser 23 Novembro 2014.

Respondido por Sara Antunes no tópico Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

11 Nov. 2014 12:50 #12663
Olá Beatriz. Muito Obrigada pelos seus importantes esclarecimentos. Uma última questão para saber se não é impeditivo que tanto o dia 22 (suspensão da baixa) e o 23 (início do novo contrato) coincidam com um fim-de-semana, um sábado e domingo respetivamente.
Mais uma vez muito obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Como ter acesso ao subsidio de desemprego?

17 Nov. 2014 16:17 #12693
Cara Sara, boa tarde.

Pensamos que não haja qualquer problema, imagine que trabalhava por turnos e que o seu horário incluía o domingo. Para confirmar podemos sugerir-lhe que contacte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30.
Tempo para criar a página: 0.282 segundos