Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Direitos de Trabalhador!

Direitos de Trabalhador!foi criado por Analuz

21 Jan. 2013 03:15 #6929
:blink:

Caros Amigos

A minha questão é a seguinte!
Encontro-me de baixa médica prolongada desde 17 de Julho de 2010,
No caso de a mesma terminar brevemente, que direitos mantenho ou me foram retirados como trabalhadora de uma empresa na qual entrei em 2 de Dezembro de 2005, por ter permanecido tanto tempo na baixa médica!
Se a minha entidade patronal pretender despedir-me, que direitos tenho, e se se mantém o direito a indemnização por despedimento, porquanto já me foi subtilmente mencionado que a empresa está mal financeiramente e o mais lógico seja o despedimento efectuado!

Agradeço breve resposta e agradeço desde já a todos!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direitos de Trabalhador!

21 Jan. 2013 13:55 - 07 maio 2023 18:19 #6940
Cara Analuz, boa tarde.

O trabalhador cujo contrato de trabalho foi suspenso por motivos de doença com duração superior a 30 dias, mantém os seus deveres e direitos aquando regresso ao trabalho. Não lhe podem ter sido "retirados" direitos inerentes à sua função e tem direito a retomá-la, tal como a deixou. Poderá ter havido "ajustes" devido ao extenso período de tempo em que esteve ausente, mas é seu direito, enquanto trabalhadora, retomar o seu trabalho.

Nesta matéria, sugerimos a leitura dos artigos 296 e 297 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que pode consultar a partir da página sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html

Relativamente ao despedimento de trabalhador com contrato de trabalho sem termo, poderá ler a informação disponível em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/564-des...balho-sem-termo.html

Quanto à compensação por despedimento, uma vez que houve alterações, poderá consultar o ponto 8 do artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/1072-al...-agosto-de-2012.html
Ultima edição : 07 maio 2023 18:19 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Analuz

Respondido por Analuz no tópico Direitos de Trabalhador!

22 Jan. 2013 02:37 #6945
Muito agradecida mais uma vez pelo v/aconselhamento de grande prestação!!!

Araços!
Tempo para criar a página: 0.278 segundos