Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Licença casamento possível na altura do casamento pela igreja?

Licença casamento possível na altura do casamento pela igreja?foi criado por Pedro Ferreira

07 Jul. 2010 14:21 #392
Vou-me casar a 18 de setembro de 2010 pela igreja, pois ja casei pelo civil, mas na ocasiao nao gozei a licenca de casamento, sera que o poderei fazer agora? quantos dias ? sao remuneradas ou nao?tenho que entregar algum papel ? e a quem? Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Licença casamento possível na altura do casamento pela igreja?

07 Jul. 2010 15:02 - 21 Out. 2010 16:27 #398
Se não gozou deste direito por altura do casamento civil, poderá gozar agora. Aquilo que se designa por "licença de casamento" é considerado no Código do Trabalho como falta justificada. O artigo 249 do Código do Trabalho diz que "2 — São consideradas faltas justificadas: a) As dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento; (...).". O artigo 253 do Código do Trabalho diz que "1 — A ausência, quando previsível, é comunicada ao empregador, acompanhada da indicação do motivo justificativo, com a antecedência mínima de cinco dias.". Isto significa que, estando a data do casamento marcada, deve comunicar ao empregador essa data e os dias que pretende gozar de "licença de casamento" que podem, ou não, ser imediatamente a seguir à cerimónia. Com essa comunicação deve apresentar justificativo que comprove o motivo da falta.
Ultima edição : 21 Out. 2010 16:27 por Beatriz Madeira.

Respondido por Passos no tópico Licença casamento possível na altura do casamento pela igreja?

09 Out. 2010 01:55 #836
Atenção: estes dias de "férias" ao contrário do que foi dito SÃo efectivamente remuneradas...doa a quem doer...eu não estou a inventar nada...está na lei...art 255 da Lei7/2009
Tempo para criar a página: 0.304 segundos