Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Modelo de "baixa" a apresentar?

Modelo de "baixa" a apresentar?foi criado por liebia

28 Jun. 2011 20:33 #2474
Estou de baixa, tenho dois trabalhos.
Num sou efetiva e levei o certificado de incapacidade temporária para o trabalho (1 folha)para 10 dias, este foi aceite e pretendo entregar o 2º papel amanhã, qu é por mais 20 dias.

No outro trabalho sou professora contratada, e não aceitaram o papel único, disseram-me que é necessário o outro tipo de documento (3 folhas), referiram que com este formato de apenas 1 folha não receberei nada pela segurança social, que só com o modelo de 3 folhas serei remonerada pela segurança social.

Gostava de saber se me informaram bem, assim como se no 1º emprego também não terei de entregar o modelo de 3 folhas, ou se por ser efectiva não é necessário, ao contrário do que ocorre na escola onde sou contratada.

Desde já agradeço o tempo dispensado.

Andreia Barbosa

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Modelo de "baixa" a apresentar?

06 Jul. 2011 23:49 #2498
Para ser remunerada pela Segurança Social, no que respeita ao período da baixa, apenas tem que apresentar o formulário que menciona num dos empregadores. A questão aqui é, será que o 2º empregador, neste caso, onde tem uma contratação a prazo, aceita a justificação (atestado médico) que lhe apresentou?

Em todo o caso, deverá continuar a entregar o triplicado no empregador onde tem vínculo efectivo e a justificação (atestado médico) no empregador a prazo.

É verdade que apenas o "modelo das 3 folhas" lhe garante a compensação da Segurança Social, e deve entregar ao empregador onde é efectiva porque, se não o fizer, corre o risco de ter faltas injustificadas e de ser despedida por justa causa, ficando sem direito a subsídio de desemprego.