Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Despedimento durante periodo experimental

Despedimento durante periodo experimentalfoi criado por wii_wii

26 maio 2011 20:10 #2289
Boa tarde,

Necessito de uma resposta urgentemente.

Iniciei um trabalho no dia 01-04-2011, tenho documento assinados por mim comprovando a minha presença no local de trabalho desde 06-04-2011. Assinei contrato, que menciona o inicio a 01-05-2011 com o periodo experimental de 30 dias. a 15 dias de terminar o periodo experimental, a minha patroa fez uma entrevista a uma amiga dela para colocar no meu lugar, e ao fim do dia, despediu.me verbalmente... tendo eu que continuar a laborar ate ao final do mes. estamos a 4 dias do fim do mes e ainda nao recebi nada relacionado com o despedimento, a nao ser uma conversa, na qual ela refere q sou uma excelente trabalhadora, que me adaptei super bem, que me esforcei imenso.. so que nao tenho o perfil... mas q a amiga dela tem.

Eu gostaria de saber o que posso fazer em relaçao ao mes que estive a trabalhar sem contrato e se durante o periodo experimental, a 30 dias, é necessario o envio de alguma carta... ou se verbalmente tem efeito.

Respondido por sfigueiredo no tópico Despedimento durante periodo experimental

27 maio 2011 15:00 - 07 maio 2023 18:06 #2297
É uma situação invulgar.

O contrato assinado era um contrato sem termo?

O artigo Artigo 114.º - Denúncia do contrato durante o período experimental define as condições especificas de denúncia durante o período experimental.

Nesta situação não será provavelmente muito conveniente para si continuar a trabalhar para a entidade empregadora. O melhor será conseguir receber a remuneração devida. Deverá pedir ao empregador pedir ao empregador um “Certificado de Trabalho” (com as datas de admissão e de cessação, bem como cargo(s) desempenhados) e o formulário 5044 da Segurança Social para poder, eventualmente, requerer o subsídio de desemprego.
Ultima edição : 07 maio 2023 18:06 por Pedro Ferreira.

Respondido por wii_wii no tópico Despedimento durante periodo experimental

28 maio 2011 13:07 #2327
Eu ja li esse artigo vezes sem conta, e não responde a minha situação. De facto é uma situação Surreal. A minha duvida continua, periodo experimental de 30 dias, tem que enviar alguma carta? é que ~tanto eu, como a entidade patronal não temos como justificar o despedimento. Mas existe um contrato escrito que me vincula a empresa até Outubro.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento durante periodo experimental

02 Jun. 2011 12:06 #2345
Havendo um contrato escrito, o despedimento deverá ser feito pela mesma via, por escrito, mesmo se feito durante o período experimental.
Tempo para criar a página: 0.295 segundos