Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Licença sem vencimento

P Autor do tópico
Pedro Ferreira Desligado
Moderador
    Pedro Ferreira

Licença sem vencimento

23 Fev. 2022 22:00
    (Ivone) - Após de ter tido um problema inesperado familiar, contactei a minha entidade patronal que precisaria de alguns meses de licença sem vencimento. Mandei mail a informar o motivo e o tempo que precisaria,acontece que já enviei o mail à uma semana e ainda não obtive resposta. Terei de assinar algum documento que comprove a mi ha situacao?grata a quem poder esclarecer.
    P Autor do tópico
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Licença sem vencimento

23 Fev. 2022 22:01
    (Ivone) - Após de ter tido um problema inesperado familiar, contactei a minha entidade patronal que precisaria de alguns meses de licença sem vencimento. Mandei mail a informar o motivo e o tempo que precisaria,acontece que já enviei o mail à uma semana e ainda não obtive resposta. Terei de assinar algum documento que comprove a mi ha situacao?grata a quem poder esclarecer.
    P Autor do tópico
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

23 Fev. 2022 22:01
    P Autor do tópico
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
    Pedro Ferreira

23 Fev. 2022 22:03
    (Ivone) - Após de ter tido um problema inesperado familiar, contactei a minha entidade patronal que precisaria de alguns meses de licença sem vencimento. Mandei mail a informar o motivo e o tempo que precisaria,acontece que já enviei o mail à uma semana e ainda não obtive resposta. Terei de assinar algum documento que comprove a minha situação?grata a quem poder esclarecer.
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

04 Abr. 2022 12:57
    Bom dia.

A licença sem retribuição apenas é referida no artigo 317.º do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) e diz que, a pedido do trabalhador, o empregador pode conceder licença sem retribuição de duração superior a 60 dias apenas para frequência de curso de formação.

Existem outras formas de atender à sua urgência, nomeadamente recorrendo à baixa médica ou à baixa para assistência de familiar ou, ainda, pedir para suspender o seu contrato de trabalho durante um determinado período de tempo.

Assim, sugerimos que ligue para a empresa para perceber se:
    1) receberam o seu email
    2) precisa apresentar algum documento comprovativo/justificativo da situação (qual? e como?)
    3) a empresa vai aprovar a sua decisão/comunicação
    4) a empresa vai optar por outra forma de a suspender de funções

Publish modules to the "offcanvas" position.