Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Despedimento durante baixa médica

Despedimento durante baixa médicafoi criado por m.a.s.

07 Abr. 2011 15:31 - 07 Abr. 2011 15:33 #2130
Olá!
Estou de baixa médica desde o dia 1 de Fevereiro de 2011,e continuarei se o meu estado de saúde não melhorar. Trabalho nesta empresa desde o dia 17 de Outubro de 2008, ou seja, já estou efectiva. É possivel a empresa despedir-me durante a baixa medica? Quais são os meus direitos? Terei direito ao fundo desemprego? Obrigada. M.
Ultima edição : 07 Abr. 2011 15:33 por m.a.s..

Respondido por sfigueiredo no tópico Despedimento durante baixa médica

23 Jan. 2012 09:53 #3406
A baixa médica não é factor impeditivo de despedimento. Apenas a parentalidade está protegida em termos de despedimento no que diz respeito a baixas. O empregador pode despedir qualquer trabalhador em qualquer altura desde que cumpra a legislação em vigor.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento durante baixa médica

08 Mar. 2012 22:26 #4058
Olá M.A.S., boa noite.

O empregador pode despedir um trabalhador que esteja de baixa médica, mas não pode usar a baixa como argumento para despedimento, uma vez que a incapacidade temporária para o trabalho por motivos de doença é um direito do trabalhador.


Se estiver disposta a ser despedida, aceite unicamente que seja por extinção de posto de trabalho porque qualquer outro motivo pode impedi-la de requerer o subsídio de desemprego. O empregador deve dar-lhe um formulário para entregar na seg. social (formulário de situação de desemprego, nr. 5044) onde é assinalado o motivo do despedimento. A não ser que haja uma justa causa (que pode refutar), aí deve ser assinalada a "extinção de posto de trabalho".


Para saber ao que tem direito leia o artigo que encontra em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/564-des...balho-sem-termo.html
Tempo para criar a página: 0.330 segundos