Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Folga após baixa

Folga após baixafoi criado por msribeiro

13 Nov. 2019 14:47 #21645
Boa tarde,
Trabalho numa empresa que está aberta todos os dias. Trabalho por turnos e tenho folgas rotativas. Estive 5 dias de baixa por assistência à família e a minha folga seria no dia logo a seguir à baixa. No departamento de RH disseram me que não poderia ter gozado a folga porque teria que me ter apresentado no dia seguinte ao fim da baixa, mas não encontro no código do trabalho essa informação. Podem ajudar-me a localizar o artigo em que diz que perco o direito à folga após a baixa?
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Folga após baixa

07 Jan. 2020 15:49 #21779
Na SECÇÃO III do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), o artigo 296 esclarece sobre os fatores que determinam a suspensão do contrato de trabalho - que é o que acontece quando "entra em vigor" uma baixa médica - por motivos respeitantes ao trabalhador. O artigo 297, respeitante ao "Regresso do trabalhador", diz que "No dia imediato à cessação do impedimento, o trabalhador deve apresentar-se ao empregador para retomar a actividade.".
Tempo para criar a página: 0.333 segundos