Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa

Baixafoi criado por Pedro Ferreira

21 Fev. 2011 16:54 #1865
Boa tarde, logo no 1º dia de trabalho sofri uma queda, mas pelo facto de ser o 1º dia não contei nada à entidade patronal, mas passados 15 dias comecei a sentir dores no meu braço direito tendo ido ao médico, inicialmente tive 12 dias de baixa médica, após nova consulta foram-me atribuidos mais 30 dias de baixa com o aviso da minha médica de familia que o meu braço não iria aguentar a tarefa que tinha de desempenhar no meu trabalho. Decidi então que era melhor não continuar neste trabalho(mesmo com o patrão a telefonar todas as semanas para saber se aquando o término da baixa eu tenciono regressar, tentando ser um pouco evasiva pois não sei como proceder)por isso a minha dúvida é estando eu ainda no periodo experimental como devo proceder para comunicar que não tenho intenção de regressar. obrigada pela atenção, aguardo ajuda.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa

22 Fev. 2011 16:23 - 25 Fev. 2011 16:49 #1872
Cara Conceição Costa,

Durante o período experimental o trabalhador pode comunicar a intenção de fazer cessar o contrato sem prazo de aviso prévio, invocação de justa causa, ou direito a indemnização. Se não quer comunicar verbalmente, caso em que deve sempre enviar uma carta também, deve enviar uma carta registada com aviso de recepção para o empregador, comunicando a denúncia do contrato com efeito imediato.

UMA NOTA: se sofreu um acidente de trabalho devia ter comunicado o acidente ao empregador e teria direito a usufruir de protecção social por acidente de trabalho. Caso viesse a ser despedida... pelo menos, teria direito a requerer as prestações de desemprego. Assim, fica sem direito a elas porque se demite (fica em situação de desemprego voluntário) e, ainda para mais, com uma "mazela" provocada por um acidente de trabalho.

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Ultima edição : 25 Fev. 2011 16:49 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.344 segundos