Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Falta remunerada

Falta remuneradafoi criado por Pedro Ferreira

09 Fev. 2011 19:06 #1784
Olá a todos tenho uma dúvida e ao pesquisar encontrei este forum e achei interessante. Na minha empresa em caso de faltar ao trabalho para ir a uma consulta médica e entregar a respectiva justificação não me descontam no salário, mas a ultima justificação que entreguei era de 3 dias e descontaram-me esse tempo. No artigo 255 diz que não perco o direito a remuneração por motivo de doença desde de que não receba baixa, não é?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Falta remunerada

11 Fev. 2011 10:39 - 11 Fev. 2011 10:40 #1794
Caro Carlos,

Efectivamente, o artigo 255 do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) refere que as faltas (justificadas) por motivo de doença determinam a perda de retribuição se o trabalhador beneficiar de um regime de segurança social de protecção na doença. Se isso não acontece, deverá ser o empregador a suportar as faltas do trabalhador.

Atenção que todos os trabalhadores por conta de outrem têm direito a apoio social na doença porque inscritos na Segurança Social para registo de remunerações, a partir do qual é feito o cálculo dos descontos que dão origem à protecção social. Poderá haver outro regime de protecção na doença ao qual o trabalhador tenha direito por intermédio do empregador.

Uma outra nota, a protecção social na doença - pela Segurança Social - é paga a partir do 4º dia de doença e o empregador não é obrigado a suportar os 3 primeiros dias de doença. O trabalhador fica mesmo sem receber esses 3 dias, mas deve enviar à mesma o triplicado do CIT (baixa) para a Segurança Social assim como entregar o duplicado ao empregador para efeitos de justificação da falta.

O Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro). Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Ultima edição : 11 Fev. 2011 10:40 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.337 segundos