Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Falta remunerada

Falta remuneradafoi criado por Pedro Ferreira

09 Fev. 2011 19:06 #1784
Olá a todos tenho uma dúvida e ao pesquisar encontrei este forum e achei interessante. Na minha empresa em caso de faltar ao trabalho para ir a uma consulta médica e entregar a respectiva justificação não me descontam no salário, mas a ultima justificação que entreguei era de 3 dias e descontaram-me esse tempo. No artigo 255 diz que não perco o direito a remuneração por motivo de doença desde de que não receba baixa, não é?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Falta remunerada

11 Fev. 2011 10:39 - 11 Fev. 2011 10:40 #1794
Caro Carlos,

Efectivamente, o artigo 255 do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) refere que as faltas (justificadas) por motivo de doença determinam a perda de retribuição se o trabalhador beneficiar de um regime de segurança social de protecção na doença. Se isso não acontece, deverá ser o empregador a suportar as faltas do trabalhador.

Atenção que todos os trabalhadores por conta de outrem têm direito a apoio social na doença porque inscritos na Segurança Social para registo de remunerações, a partir do qual é feito o cálculo dos descontos que dão origem à protecção social. Poderá haver outro regime de protecção na doença ao qual o trabalhador tenha direito por intermédio do empregador.

Uma outra nota, a protecção social na doença - pela Segurança Social - é paga a partir do 4º dia de doença e o empregador não é obrigado a suportar os 3 primeiros dias de doença. O trabalhador fica mesmo sem receber esses 3 dias, mas deve enviar à mesma o triplicado do CIT (baixa) para a Segurança Social assim como entregar o duplicado ao empregador para efeitos de justificação da falta.

O Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro). Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Ultima edição : 11 Fev. 2011 10:40 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.328 segundos