Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa

baixafoi criado por Pedro Ferreira

21 Dez. 2010 11:04 #1374
trabalho nesta empresa desde 1 de Novembro de 2008 com contrato de 6 meses renováveis.Tenho estado doente embora a trabalhar mas médica já me alertou que preciso de parar e terei de ficar de baixa para tratamentos, contudo tenho medo de ficar sem trabalho.gostaria de saber se me podem despedir estando de baixa e se sim quais são os meus direitos. Existe a possibilidade de não me renovarem o contrato se estiver de baixa? obrigado. cumprimentos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa

29 Dez. 2010 16:24 #1400
Caro Nuno,

A não renovação de contrato de trabalhador que se encontra de baixa é muito frequente. O facto de estar de baixa não constitui motivo impeditivo de despedimento, sobretudo tratando-se de contratação a termo certo. É muito fácil não renovar este tipo de contrato porque não tem que haver justificações.

Em casos de contratos a termo certo, em que é possível a não renovação a curto prazo, o empregador opta (normalmente) por não renovar o contrato de um trabalhador que está ausente do seu posto de trabalho. Afinal, ele precisa de produzir para que o seu negócio sobreviva.

Não quer isto dizer que aconteça na sua situação, mas o empregador é que decide.

Quanto aos seus direitos, ver prazos e direitos em caso de caducidade de contrato de trabalho a TERMO CERTO em /trabalho/legislacao/565-caducidade-de-contrato-de-trabalho-a-termo-certo.html .

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Tempo para criar a página: 0.310 segundos