Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Feriado 1 de dezembro

Feriado 1 de dezembrofoi criado por anacosta

21 Jul. 2013 16:15 #8713
Boa tarde,

Gostaria que me esclarecessem uma duvida, este ano o feriado de 8 de Dezembro foi eliminado mas o de 1 de Dezembro continua activo, certo?

Assim sendo, e tendo em conta que na minha empresa (comercio de rua) até esta alteração tinha por costume abrir nos feriados de Dezembro para depois compensar os funcionários com os dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro (os dias imediatos ao dia de Natal e Ano Novo, respectivamente).
É de salientar que não trabalho ao domingo por ser dia de descanso semanal da empresa, alem do mais, a minha folga é à 5a feira (por isso com ou sem feriado já não iria trabalhar nesses dias e não, porque este ano o dia 26 e o dia 2 são a uma 5a feira).
Por tudo isto gostaria de saber se sou obrigada ou não a ir trabalhar dia 1 de Dezembro.
Atenciosamente,
Ana Costa

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Feriado 1 de dezembro

23 Jul. 2013 15:55 - 23 Jul. 2013 15:57 #8722
Cara Ana Costa, boa tarde.

A partir de 2013 eliminam-se quatro feriados obrigatórios: o Corpo de Deus (móvel), o 5 Outubro, o 1 Novembro e o 8 Dezembro.

Não é obrigada a ir trabalhar num domingo se o domingo é o dia de fecho da loja e descanso semanal obrigatório dos trabalhadores mas, se a empresa decidir este ano proceder como é costume, abrindo no feriado de 1 Dezembro e compensando os trabalhadores posteriormente, e se tem trabalhado neste feriado nos anos anteriores, este ano poderá negociar com a empresa a compensação num dia diferente dos das sua folgas de 26 Dezembro e 2 Janeiro.
Ultima edição : 23 Jul. 2013 15:57 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.237 segundos