Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Pagamento do subsidio de férias

Pagamento do subsidio de fériasfoi criado por jorge21

14 maio 2013 13:46 #8017
Boa tarde,

Ontem, dia 13 de Maio, entrei de férias e não me foi pago o subsidio.
Posso voltar ao trabalho e recusar ir de férias nesta altura? Uma vez que não fui eu que escolhi as datas de férias..

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pagamento do subsidio de férias

15 maio 2013 14:27 - 02 Dez. 2023 15:31 #8046
Caro Jorge, boa tarde.

O empregador tem direito legal de decidir o agendamento de férias do trabalhador. Não cumprir o período agendado poderá ter consequências como sejam sanções disciplinares ou despedimento por justa causa.

Para evitar este tipo de consequências deverá exigir ao empregador o pagamento do respetivo subsídio até uma determinada data. Caso considere adequado/aplicável, em caso de incumprimento por parte do empregador, poderá fazer queixa junto da ACT (1) ou do Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa (poderá encontrar contactos e morada em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ).


(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho

- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da ACT): ver localidade/morada em eportugal.gov.pt/locais-de-atendimento-de-servicos-publicos

- Esclarecimentos presenciais nos Centros Locais: ver "Serviços desconcentrados" em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

- Efetuar pedido de esclarecimento escrito em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

- Efetuar queixa/denúncia on-line em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx

- Procurar contactos/moradas (de acordo com "Assunto", "Distrito" e "Concelho") em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 02 Dez. 2023 15:31 por Pedro Ferreira.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: jorge21
Tempo para criar a página: 0.375 segundos