Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

42H semanais e apenas 1 folga!!

42H semanais e apenas 1 folga!!foi criado por _Maria

26 Mar. 2013 13:27 #7627
Boa tarde,
Gostaria que informassem, ajudassem nesta questão.
Atualmente trabalho 6 dias por semana, apenas com uma folga ao Domingo, totalizando 42 horas semanais(7 horas por dia x 6 dias) esta situação está a tornar-se cada vez mais complicada, pois para além de passar muito pouco tempo em familia(tenho um filho pequeno), nunca consigo tirar um fim de semana para nada e as férias tem que ser sempre tiradas de seguida, ou seja nem repartidas ou tirar um dia aqui outro ali posso!!
Gostaria que me informassem até que ponto isto é legal, para além de trabalhar 2 horas semanais a mais do estipulado no código do trabalho, sem receber a mais!!não deveria ter pelo menos direito a um fim de semana por mês?
Sinto-me injustiçada :(

Respondido por _Maria no tópico 42H semanais e apenas 1 folga!!

26 Mar. 2013 13:43 #7628
Só para acrescentar que estou efetiva e não tenho contrato escrito, apenas verbal.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico 42H semanais e apenas 1 folga!!

30 Mar. 2013 15:21 - 05 Nov. 2023 19:20 #7642
Cara Maria, boa tarde.

Começamos pelo fim... um trabalhador sem contrato escrito tem uma situação contratual equivalente à de um trabalhador com contrato sem termo, como diz, "está efetiva".

Quando um trabalhador é contratado, assume-se que concordou com as condições propostas pelo empregador e que, portanto, está a trabalhar de acordo com regras que tenciona cumprir.

As 42 horas semanais são legais desde que devidamente justificadas, fazendo parte da política da empresa, assim como o facto de apenas ter 1 dia de descanso semanal. Este dia não tem, obrigatoriamente, de ser ao fim de semana, nem existe obrigatoriedade de haver uma folga mensal ao fim de semana.

Pode negociar com o empregador as condições descritas nos artigos 55 e 56 (e 57) do do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).
Ultima edição : 05 Nov. 2023 19:20 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.305 segundos