Bem-vindo,
Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!
desemprego
- banzé
- Autor do tópico
- Desligado
- Obrigado recebido 0
Exmos Senhores:
Os meus cumprimentos.
Solicitava a v/ ajuda no seguinte:
Os meus filhos irão passar uma semana de férias fora da nossa zona habitacional, convidaram-me para os acompanhar. Como estou na situação de desempregado não sei se o posso fazer, pois ausento-me de casa e nesse período poderá haver alguma fiscalização e aí posso sofrer sanções.
Gostaria de saber se o posso fazer sem preocupação, pois apenas são dias de férias, ou se devo ir apresentar o assunto ao IEFP.
Obrigado pela atenção que possam dispensar.
Os meus cumprimentos.
Solicitava a v/ ajuda no seguinte:
Os meus filhos irão passar uma semana de férias fora da nossa zona habitacional, convidaram-me para os acompanhar. Como estou na situação de desempregado não sei se o posso fazer, pois ausento-me de casa e nesse período poderá haver alguma fiscalização e aí posso sofrer sanções.
Gostaria de saber se o posso fazer sem preocupação, pois apenas são dias de férias, ou se devo ir apresentar o assunto ao IEFP.
Obrigado pela atenção que possam dispensar.
Respondido por banzé
- Beatriz Madeira
- Desligado
- Obrigado recebido 704
A pessoa desempregada pode ausentar-se de casa, quotidianamente ou para férias, desde que cumpra a obrigação de apresentação quinzenal. Não há qualquer tipo de fiscalização da situação de desemprego, a não ser o dever que o desempregado tem de se apresentar quinzenalmente no Centro de Emprego ou na Junta de Freguesia e de fazer a sua pesquisa activa de emprego (da qual presta contas ao Centro de Emprego). Se não faltar às apresentações quinzenais e às convocatórias do Centro de Emprego, não sofrerá qualquer sanção. Não precisa de apresentar o seu caso ao IEFP. No entanto, se quiser ausentar-se por um período mais prolongado e isso colocar em risco as suas apresentações quinzenais, deverá escrever uma carta para o IEFP (Centro de Emprego da sua zona de residência) a informar da sua ausência por determinado período, por motivo de férias. Reforçamos, o desempregado tem direito a férias e a ausentar-se de casa diariamente, desde que cumpra os seus deveres (nomeadamente, as apresentações quinzenais), dos quais deverá ter sido informado quando se inscreveu no Centro de Emprego.
Respondido por Beatriz Madeira
Tempo para criar a página: 0.301 segundos