Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Troca de folga

Troca de folgafoi criado por joanatosloulis9

26 Jun. 2018 19:33 #19583
Boa tarde,
Gostaria de obter um esclarecimento relativo a troca de folgas. Trabalho numa empresa com direito a duas folgas rotativas (incluindo sábado e domingo).
Esta semana estaria de folga segunda-feira e terça-feira. Quando estava de folga na segunda, a minha mãe foi contactada para ser operada quinta-feira, tendo que ser acompanhada. Liguei logo para os recursos humanos da minha empresa a solicitar a troca, e não havendo nenhum colega para trocar comigo, eles acordaram. Hoje, terça-feira, fui trabalhar, e quando me dirigi aos RH para preencher a folha de troca de folga, eles exigiram que apresenta-se uma justificação em como fui acompanhar a minha mãe ao hospital. Visto que fui trabalhar e não devo nenhum dia de trabalho, justifica-se essa exigência? Não se trata de mera desconfiança? (Atenção, eu vou levar a justificação, apenas não gostei da atitude)
Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Troca de folga

20 Jul. 2018 19:18 #19677
Trata-se de um procedimento burocrático que os RH devem ser obrigados a cumprir. Se houver um comprovativo de falta que justifica a troca de folgas, não haverá problemas nem para a empresa, nem para si, no caso de uma inspeção do trabalho... as multas para os empregadores que não cumprem os requisitos legais são "pesadas". Neste caso, os procedimentos também a protegem a si, uma vez que está a fazer as coisas "certinho, direitinho". Desejamos as melhoras para a sua mãe :-)
Tempo para criar a página: 0.270 segundos