O método do calendário enquanto contraceptivo não é seguro nem fiável para evitar uma gravidez

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Sabias que o método do calendário enquanto método contraceptivo não é um método seguro nem fiável para evitar uma gravidez?

Pelo contrário, o método do calendário é mais utilizado quando se quer engravidar do que como contraceptivo. Por mais regular que seja o ciclo menstrual e se tenha feito bem as contas, controlando as fases do ciclo, existem factores como o cansaço, o stress, a alimentação, a toma de medicamentos, entre outros, que podem dar origens a variações. Logo, o cálculo do período fértil acaba por ser uma estimativa e não um cálculo científico, exacto. Isto quer dizer que se corre sempre o risco de engravidar se houver relações sexuais desprotegidas. Os únicos dois dias em que, teoricamente, a probabilidade de engravidar é nula são os 1º e 2º dias da menstruação.

 


rafaela
Ola!
minha menstruação veio dia 28 do mês passado e fui embora dia 1 deste mês eu tive relações com o meu namorado hoje. O risco de engravidar é muito alto?

Alice Costa
Olá Rafaela,
Obrigada por utilizares o nosso serviços. Face à questão que colocas, se existiu uma relação sexual não protegida após o 3 dia da menstruação o risco de gravidez não é nulo, ou seja, só no 1º e 2º dia da menstruação é que a possibilidade de gravidez é nula, a partir daí o risco vai aumentando uma vez que nos aproximamos dos dias mais férteis do teu ciclo menstrual (e estes são por vezes difíceis de calcular). O ideal é utilizares sempre um método contraceptivo, como por exemplo o preservativo, que te vai proteger quer de uma gravidez assim como das infecções transmitidas por via sexual.
Sempre que necessitares podes voltar a escrever.
A equipa Sabias Que

rafaela
..
ola! a minha menstruação veio dia 28 do mês passado e fui embora dia 1 deste mês tive relações com o meu namorado dia 8 a probabilidade de engravidar é muito alta ?
Andrea Luisa Beirao Branquinho
34
Boa tarde,desde os 17 anos tomo o yasmin tive a menstruaçao á 2 semanas a traz mas não me lembro dos dias a menstruação veio agora no dia9 de Maio de 2011 queria saber os dias em que posso engravidar estou casada á 2 anos. Bem Aja.
Dominique
23
Porquê é que ninguém avisa às meninas que a pílula contraceptiva pode diminuir a líbido? Isto é um efeito secundário gravíssimo para muitos casais que muitas vezes até acaba com a relação porque nenhum deles suspeita da pílula! Pensam que é porque a mulher já não se sente atraída pelo companheiro ou está a traí-lo! Isto devia ser discutido mais vezes com as jovens que começam a tomar esta maldita pílula! Por mais que é uma benção e podmeos disfrutar de uma relação sexual despreocupada com os nossos parceiros, o efeito secundário é muito grave. Nã digo para se deixar de tomar porque felizmente há muitas jovens que nunca chegam a sofrer destas alterações, mas devia-se falar sobre isto mais abertamente porque há muitas jovens por todo o mundo a sofrerem disto sem se aperceberem o porquê...
Pedro Ferreira
Olá cacau, Pela descrição que fazes não existe qualquer possibilidade de gravidez.
cacau
23
fiz sexo oral no meu namorado e tive contato e minhas maos teveram contato com o semem, limpei minhas maos numa toalha, uns dois minutos depois fui no banheiro e usei tais maos para me enchugar, neste dia eu estava no meu primeiro dia de menstruaçao e eu sou virgem, corro o risco de engravidar?

4000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.