A contracepção de emergência pode ser utilizada quando houve falhas do método habitual

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sabias que a contracepção de emergência pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente?

A contracepção de emergência, ou 'pílula do dia seguinte', pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente ou quando existiu uma relação sexual desprotegida. Pode ser tomada logo após a relação sexual, quanto mais cedo maior a sua eficácia. Os níveis de eficácia são de 95% quando tomada nas primeiras 24h, de 85% nas 24h-48h e de 58% quando tomada entre as 48h-72h.

Existem estudos que falam na possibilidade de ser tomada até 5 dias após a relação sexual desprotegida, mas não estão ainda definidos os níveis de eficácia quando tomada ao 4º e ao 5º dia, adivinhando-se que serão naturalmente, inferiores.

A contracepção de emergência serve para prevenir uma gravidez, actuando de forma diferente consoante a altura do ciclo menstrual em que é tomada. Ela pode impedir ou atrasar a ovulação, pode impedir a fertilização ou pode impedir a nidação do ovo na parede do útero.

Este tipo de contracepção apresenta alguns efeitos secundários como dores de cabeça, náuseas, dores abdominais, tensão mamária e hemorragia (que não é a menstruação) uns dias após a toma da mesma. Estas situações podem não ocorrer sempre e variam de pessoa para pessoa. Pode haver ainda alterações na data da menstruação, podendo esta surgir mais cedo ou então atrasar uns dias.

A contracepção de emergência pode ser adquirida nas farmácias, sendo que algumas marcas são vendidas sem necessidade de receita médica. Pode também ser obtida num Centro de Saúde, nas consultas de planeamento familiar, centros de atendimento a jovens ou mesmo nas urgências de um hospital.


Beatriz Madeira
Cara Ana Maria,

Como tiveste oportunidade de ler no artigo onde inseriste o teu comentário, a contracepção de emergência - a 'pílula do dia seguinte' - pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo usado regularmente. Quanto mais cedo for tomada, ou seja, quanto mais próxima da relação sexual desprotegida for a toma, maior a sua eficácia. Esta é de 95% quando tomada nas primeiras 24h, de 85% nas 24h-48h e de 58% quando tomada entre as 48h-72h seguintes. Assim, pelo que dizes, a probabilidade de engravidares é reduzida, sendo que apenas um teste te poderá garantir a não existência de uma gravidez. Por isso, sugerimos que faças o teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida.

AnaMaria9
25
Ola!
Fiz sexo com o meu marido e o preservativo rompeu-se.tomei de imediato a pilula do dia seguinte.
poxo estar gravida?

Fernanda
20
quanto tempo leva para engravidar depois de tirar um implante de duraçã ode 5 anos. mesmo eu tendo ficado 2 anos com ele?
grata.

Pedro Ferreira
Olá eunice,
Quando existe a falha de um comprimido na primeira semana da pílula, a mulher fica desprotegida contraceptivamente, podendo existir possibilidade de gravidez. A mulher deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre e só volta a estar protegida pela pílula após a toma de 7 comprimidos. Na situação que falas, apesar de teres recorrido à contracepção de emergência poderias (e deverias) ter continuado a toma da tua pílula.

catia filipa lemos ribeiro
2
boa noite...
eu coloquei o implante dia 27 de outubro e no dia 28 de outubro fiz relaçoes desprotejida sera que o implante ao fim de 24h ja faz ifeito??

posso estar gravida??

eunice
22
Bom dia,
Gostaria de tirar uma dúvida, eu costumo tomar a pílula estinette só que esqueci-me de toma-la quando estava a iniciar a embalagem e já passavam quase 24h depois da hora que costumo tomar. Foi de imediato comprar a pílula do dia seguinte " norlevo" e tomei, gostaria de saber se há risco de engravidar? E se deveria de ter tomado a estinette ao mesmo tempo que a pílula do dia seguinte, será que há algum problema nisso?

4000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.