Pílula contraceptiva: método eficaz para prevenir uma gravidez não desejada

Votos do utilizador: 5 / 5

 

A maioria das pílulas controla o ciclo menstrual, ou seja, impede a ovulação, a libertação de um óvulo maduro (fecundável) pelo ovário. Quando se toma a pílula a mulher não tem um período fértil, pois os ovários estão 'adormecidos'. Assim, impede-se a fecundação, logo, a gravidez.

Se a pílula for tomada correcta e regularmente, sem esquecimentos e sem interferências de medicamentos, episódios de diarreia e/ou vómitos, tem a sua eficácia máxima, significando que, mesmo durante os dias de pausa a mulher continua protegida, podendo ter relações sexuais sem correr o risco de engravidar.

Existem regras básicas para uma adequada utilização da pílula:

  • Esquecimentos superiores a 24 horas podem afectar a eficácia da pílula

  • Toma de outros medicamentos pode inibir/reduzir o efeito contraceptivo da pílula

  • Vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma da pílula podem afectar a sua eficácia

Seja qual for o contraceptivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contraceptivo da pílula que estás a utilizar. Consulta o artigo "Tomo a pílula contraceptiva mas vou ter que tomar outros medicamentos, o que faço?" para mais informações.


Catarina
Sem preservativo
Boa tarde, eu tive uma penetração de 2minutos sem preservativo. E o meu namorado não ejaculou. So que essa penetração foi no dia após o a ovulação, no período fertil. Eu tomo a pilula miranova. Sera possível estar grávida?
Obrigada

Beatriz Madeira
Por norma, quando a toma da pílula é feita de acordo com as recomendações médicas o risco de engravidar durante a toma é muito reduzido.

Para reduzir ainda mais esta probabilidade reduzida de engravidar durante a toma da pílula, poderão usar preservativo, o que evita também contágio de infeções sexualmente transmissíveis.

Desta forma também estarão mais à vontade para desfrutarem de uma relação sexual segura.

ana isabel
sexo sem preservativo
Boa noite, é o seguinte:
Eu comecei a tomar a pílula Aranka (pela primeira vez, nunca tendo tomado nenhuma pilula) no dia 3/6 domingo, e parei dia 23/6 para a pausa dos sete dias, e o período veio no quarto dia da pausa (dia 28/6, hoje) como é normal. A minha dúvida é se, já tendo tomado um mês de pílula, todos os dias a mesma hora, se agora quando retomar para a segunda cartela (que irá ser comecada no domingo dia 31/6) já posso ter relações sem preservativo? Sem ter surpresa de gravidez indesejada.
Agradecia uma resposta, muito obrigada :)

natalia
deixar de tomar anticocepicional
ola, eu tomo yasmim a 6 anos pois tenho sop, e a 1 mês to a tomar generico dele o aranka, gostaria de saber se eu parar de tomar tem possibilidade de ficar desregulada, pois tenho meu ciclo mestrual regulado, aguardo resposta ...obrigada
Carla
Possibilidade de Gravidez
Boa Tarde.
Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, é o seguinte: eu e o meu namorado tivemos relações sexuais no dia 2 de Setembro, eu estava a tomar a pílula Miranova e usámos preservativo na penetração, mas antes ele roçou o pénis dele na minha vagina mas não saiu nada, ou seja, ele não ejaculou perto.
Existe possibilidade de estar grávida?

Clara
Corrimento
Boa noite,

Tenho uma dúvida já me tentei informar mas não cheguei a nenhuma conclusão. E já tenho uma consulta marcada para a ginecologista, mas até lá gostaria que. me pudesse esclarecer…

Tomo anticoncepcional há 4 anos, nunca me esqueci de tmr, por vezes tenho relações sexuais sem preservativo com o meu namorado, acontece que quase todos os meses uma semana antes de me vir o período tenho um corrimento sanguíneo ou meio acastanhado, pois o que me preocupa… E quando acontece fico um pouco desesperada, porque o anticoncepcional serve para prevenir uma gravidez indesejada ao contrário do preservativo que previne as doenças sexuais transmissíveis.
Falei com uma amiga enfermeira que me disse que os pensos diários poderiam causar irritação, pois eu sempre usei. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.

Alice Costa
A resposta em http://sabiasque.pt/forum/5-outros-assuntos-sobre-sexualidade/9112-corrimento-clara.html
rita machado
ola! comecei a tomar a pilula pela primeira vez no dia 3 de maio, que foi o primeiro dia da menstruação. no dia 5 tive relaçoes sexuais com o meu namorado por pouquissimo tempo sem preservativo e depois usamos preservativo para continuarmos e para ele nao ejacular dentro de mim... ha a possibilidade de ter ocorrido fecundação naquela "brincadeira" inicial?
aguardo resposta!

Alice Costa
Olá Rita.

A pílula anticoncepcional é um métodos mais eficazes para prevenir a gravidez (ver sabiasque.pt/familia/sexualidade/110-a-pilula-contraceptiva-e-um-dos-metodos-mais-eficazes-para-prevenir-uma-gravidez-nao-desejada.html) mas deve ser tomada, pelo menos, durante um mês completo para atingir a sua eficácia máxima.

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contraceptivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, existe a probabilidade de engravidar. O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozóides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida.

Para teres a certeza que existe/não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação e que uses preservativo nas relações sexuais.

Diana Costa
Importante
Ontem tive a minha primeira relação sexual. Antes de termos começado o ato, masturbamos-no um ao outro e o meu namorado ejaculou. Fiquei com esperma na mão mas limpei.. O facto de estar um pouco preocupada é que depois de ter limpado a mão, fiquei com ela completamente seca, enfiei um dedo na minha vagina para ver se estava molhada....
Há motivos para alarme? Estou preocupada.....

PS: das duas vezes que ele me penetrou, usá-mos preservativo.

Alice Costa
Olá Diana,

Não podemos dizer que é impossível ter acontecido uma fecundação, mas será bastante improvável uma vez que, como dizes, o esperma estava já seco.

No entanto, se quiseres ficas descansada, sugerimos que faças um teste de gravidez 3 semanas após o dia da relação sexual ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

Wanessa Fortes
sobre valette
Oi nunca tomei nenhuma pílula entao o meu médico receitou a pílula valette entao comecei a tmar logo no dia k apareceu o meu período è k agora nao sai quase nada è normal isso. Quando devo parar de tomar visto k hoje pode nao sair e amanhã voltar a sair?
Alice Costa
Olá Wanessa!

É normal haver alterações no fluxo menstrual quando se toma a pílula.

Não deves interromper ou alterar a toma da pílula sem voltares a falar com o teu médico.

raquel
medicamentos com pilula
algum destes medicamentos interfere com a eficácia da pilula trigynera ?
- trifene 400
- etilsuccinato de eritromicina 1000mg
- dul-u-ron forte
é mesmo muito urgente estou preocupada , tomei os tres medicamentos durante a tarde e depois a pilula a noite tudo no mesmo dia pois estou doente ! obrigada

Alice Costa
Olá Raquel!

Sobre interação da pílula com medicamentos e outras substâncias, por favor, lê a informação disponível em http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html


Se não obtiveres a resposta que precisas e resides em Portugal, contacta a SEXUALIDADE EM LINHA pelo número 808 222 003. Este serviço é anónimo e confidencial e informa-te na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Funciona de 2ª a 6ª feira das 10:00 às 19:00 e ao Sábado das 10:00 às 17:00.

paty
queria saber se o antibiotico lavanic corta o efeito da pilula harmonet
ola tenho uma duvida o antibiotico lavanic corta o efeito da pilula harmonet.
E que a poucos dias tomei este antibiotico e queria saber se e seguro ter relaçoes sexuais sem o uso do peservativo.
Qunto tempo leva o antibiotico a sair do organismo.

Alice Costa
Olá paty!

Sobre interação de antibióticos com a pílula, por favor, lê a informação do artigo que encontra em http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/348-tomo-a-pilula-contraceptiva-mas-vou-ter-que-tomar-outros-medicamentos-o-que-faco.html

valbugue medeiros santana
gravides
Boa noite!
Minha esposa trabalha em uma empresa e assinou contrato de termo certo partime de 6 meses. Faltando 2 meses para o termino descobriu que estar gravida de 7 semanas. Ela tem algum direito caso seu patrão não queira renova-la? Ele pode não renovar?

Beatriz Madeira
Caro Valbugue Santana, boa tarde.

A trabalhadora é obrigada a informar o empregador de que está grávida, com atestado/relatório médico que comprova a gravidez.

A trabalhadora deve requerer o abono de família pré-natal junto da Seg. Social a partir da 13ª semana de gravidez, com atestado médico que comprova a 13ª semana de gravidez.

Em caso de vínculo laboral a termo certo, se o empregador decidir não renovar (fazer caducar o contrato) não há nada que, legalmente, proteja a trabalhadora grávida.

A trabalhadora grávida, nestas circunstâncias (contrato a termo certo), é "igual" a um trabalhador "normal" e tem os mesmos direitos em caso de caducidade de contrato.

Sobre esta matéria, sugerimos que consultem o artigo que encontram em http://www.sabiasque.pt/trabalho/legislacao/565-caducidade-de-contrato-de-trabalho-a-termo-certo.html

valbugue medeiros santana
contrato de trabalho
Boa noite!
Minha esposa trabalha em uma empresa e assinou contrato de termo certo partime de 6 meses. Faltando 2 meses para o termino descobriu que estar gravida de 7 semanas. Ela tem algum direito caso seu patrão não queira renova-lo? Ele pode não renovar?

Alice Costa
Caro Valbugue Santana, boa tarde.

Diz-nos a nossa colega Beatriz Madeira, da área TRABALHO do sabiasque.pt, que o facto da trabalhadora estar grávida em situações de contratação a termo certo não constitui um fator impeditivo de despedimento por caducidade de contrato. Ou seja, se o empregador o desejar, poderá despedi-la no final do prazo do contrato ou de qualquer renovação do mesmo, por caducidade. Neste caso, veja a informação constante em:

http://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/565-caducidade-de-contrato-de-trabalho-a-termo-certo.html

http://sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos/1847-prazos-de-aviso-previo-codigo-do-trabalho.html

Ana
Pílula e medicamentos
Boa noite!

Os medicamentos “Azitromicina” e o “Ananase” interferem com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg 0,075mg Etiniestradiol Gestodeno)” ?
Se sim, diga-me como devo proceder para não engravidar.

O medicamento “Azitromicina” foi um antibiótico que tomei durante 3 dias apenas… Nesses mesmos 3 dias não tive relações sexuais mas se quiser ter relações sexuais nos próximos dias, terei de usar preservativo nos 7 dias a seguir à toma do antibiótico? (estou a tomar a pílula ao mesmo tempo)

Agradeço a sua atenção!

Com os melhores cumprimentos,
Ana Oliveira

Alice Costa
Olá Ana!

Relativamente à interação da pílula com medicamentos e outras substâncias, incluindo antibióticos, sugerimos-te a leitura dos seguintes artigos:

http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html

http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/348-tomo-a-pilula-contraceptiva-mas-vou-ter-que-tomar-outros-medicamentos-o-que-faco.html

Uma vez que não conseguimos clarificar se existe, ou não, alguma interação negativa da Azitromicina com a pílula, sugerimos que contactes a SEXUALIDADE EM LINHA pelo número 808 222 003. Este serviço é anónimo e confidencial e informa-te na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Funciona de 2ª a 6ª feira das 10:00 às 19:00 e ao Sábado das 10:00 às 17:00.

PATRICIA
pilula
fiz uma paragem de 3 meses e comecei a tomar a pilula ha uma semana faz mal?
Alice Costa
Olá Patrícia!

As interrupções na toma da pílula não são muito aconselháveis sem acompanhamento médico.

Deves considerar que, após esta pausa, a pílula não tem o seu efeito máximo senão após um mês de toma, pelo que te sugerimos que, caso retomes a tua vida sexual ativa, utilizes o preservativo para impedir uma gravidez não desejada.

4000 Caracteres remanescentes


Entrar no Sabias Que

 

O preservativo masculino é um método contraceptivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora...

Please publish modules in offcanvas position.