Quando se fala em Saúde Sexual e Reprodutiva estamos a falar desde o bem-estar físico e a ausência de doenças, à possibilidade de decidir livremente se se quer ter, ou não, uma família. Mas a saúde sexual e reprodutiva diz respeito também ao bem-estar emocional através de uma vivência sexual prazeirosa e segura. Mais informação sobre sexualidade em /familia/sexualidade.html

Informação.

A Autor do tópico
Anónimo
Visitante
    Anónimo

Informação.

11 Abr. 2023 10:11
    Por favor, quero saber o que vai acontecer se eu parar o meu Clomid no segundo ciclo porque a minha vagina fica muito apertada o meu marido está a ter dificuldade em penetrar...e eu preciso de um bebé...obrigado...

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

P
    Pedro Ferreira Ausente
    Moderador
    Pedro Ferreira

Re: Informação.

08 Set. 2025 14:13
    Vamos abordar isso com cuidado e clareza.

O Clomid (citrato de clomifeno) é um medicamento usado para estimular a ovulação, especialmente em casos de infertilidade inexplicada ou síndrome dos ovários policísticos. Parar o Clomid no segundo ciclo pode ter algumas implicações:

O que pode acontecer se você interromper o Clomid:
    • Ovulação pode não ocorrer: Se o seu corpo não ovula naturalmente, parar o Clomid pode reduzir suas chances de engravidar naquele ciclo.
    • Sem efeitos colaterais: Se o Clomid estiver causando desconforto vaginal, parar pode aliviar esses sintomas.
    • Retorno ao ciclo natural: Seu ciclo menstrual pode voltar ao padrão anterior, o que pode incluir irregularidade se esse era o motivo do uso.

Sobre o desconforto vaginal:

O Clomid não costuma causar diretamente sensação de “aperto vaginal”, mas pode alterar os níveis hormonais, o que afeta a lubrificação e elasticidade vaginal. Isso pode tornar a relação sexual desconfortável ou difícil. Algumas sugestões:
    • Lubrificantes à base de água podem ajudar a aliviar o desconforto durante a relação.
    • Falar com o médico é essencial — talvez seja possível ajustar a dose ou considerar alternativas como o Letrozol, que tem menos efeitos colaterais para algumas mulheres.
    • Exames ginecológicos podem descartar outras causas físicas para a sensação de aperto.

E sobre o desejo de ter um bebé:

Você está no caminho certo ao buscar ajuda médica. A fertilidade é uma jornada que exige paciência, apoio e, às vezes, ajustes no tratamento. Muitos casais conseguem engravidar com mudanças simples na abordagem.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Moderadores: Alice Costa

Publish modules to the "offcanvas" position.