Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Excesso de horas de trabalho

Excesso de horas de trabalhofoi criado por Vera63

09 Ago. 2013 13:52 #8950
Sou ajudante de Lar e no local onde trabalho existem 15 idosos, a maior parte deles dependentes. Somos apenas duas ajudantes para cuidar de tudo - higienes, posicionamento, deslocação, alimentação, limpezas. Ganho o ordenado mínimo nacional e folgo uma vez por semana (Sexta-feira). Se necessitar de faltar por motivo de doença ou consulta, o dia é-me descontado. Contudo, de 2ª a 5ª trabalho 10 horas diárias (por sermos apenas duas nunca podemos usufruir das 2 h de almoço), ao Sábado fico sozinha durante 12 horas a trabalhar (folga da minha colega) e ao Domingo ambas fazemos as mesmas 12 horas, com o acréscimo do serviço de cozinha e lavandaria, dado que é o dia de folga da cozinheira.
Ando extremamente cansada e não sei até que ponto este tipo de horário é legal, pois não existe qualquer contrato colectivo ou individual de trabalho.
Obrigada, desde já por qualquer esclarecimento/orientação.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Excesso de horas de trabalho

19 Ago. 2013 14:06 - 07 Abr. 2024 15:44 #8979
Cara Vera, boa tarde.

Parece-nos que a situação que descreve seja "ilegal" no que respeita a horários de trabalho, turnos, descanso diário/semanal, bem como atribuição e distribuição de funções.

Por tal, sugerimos-lhe vivamente que exponha a situação à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho, tal como fez aqui, e que solicite a intervenção deles para repor a situação legalmente.

Vias de contacto com a ACT:

- Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT): ver localidade/morada, Centros Locais: ver serviços desconcentrados e Queixa/denúncia on-line (confidencial) em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 07 Abr. 2024 15:44 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.277 segundos