Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Horário de refeição - Allexander

Horário de refeição - Allexanderfoi criado por Beatriz Madeira

07 Jan. 2013 17:37 #6735
sou um trabalhador que trabalha por por turnos, quando entro ás 05:00 da manhã por vezes obrigam-me a ir almoçar às 08:30, ou por exemplo quando entro às 13:30 obrigam-me a ir jantar às 16:00, a minha pergunta é se há uma hora específica para a hora de almoço e jantar, e se a minha empresa pode-me obrigar a fazer essas pausas de refeição a horas impróprias para almoçar ou jantar.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Horário de refeição - Allexander

07 Jan. 2013 17:42 #6736
Caro Allexander, boa tarde.

O horário de trabalho é definido pelo empregador e aceite pelo trabalhador quando assina o contrato de trabalho. O empregador pode/deve definir os intervalos para refeições. Aquilo a que chama "pausas de refeição a horas impróprias" está previsto pelo Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) como sendo pausas obrigatórias para descanso e/ou refeições, por exemplo. Chamar "almoço" e "jantar" às pausas a que é obrigado será, de facto, estranho, mas se fazem parte do seu horário de trabalho, deve cumpri-las. Chame-lhes "pequeno almoço" e "lanche" e já não será, certamente, tão estranho.
Tempo para criar a página: 0.289 segundos