Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

Pedido de ajuda de informação precisa e clara

Pedido de ajuda de informação precisa e clarafoi criado por pp1966

14 Fev. 2015 01:35 #13314
Boa noite,

É a primeira vez que tenho de recorrer a este tipo de foruns, infelizmente. O que me traz aqui é o estado de saúde do meu Pai, que fez 92 anos e apanhou uma Pneumonia bilateral. Esteve internado quase 20 dias e neste momento encontra-se em casa por alta médica, mas está muito fraco e muito confuso, diz coisas que nao fazem sentido nenhum, parece que fez uma regressão ao passado, que não vê ninguém, mas conhece-me, sabe o meu nome, sabe que sou filho e sabe que está em casa, mas sao momentos.

O que posso fazer para o ajudar a melhorar mentalmente ? Existe algo do ponto de vista terapeutico ou alguma medicina alternativa que o possa ajudar ?

Eu sei que são 92 anos, mas é um Homem com uma grande vontade de viver, sempre a teve, e teve uma boa vida, saudável, talvez por isso tenha resistido a esta pneumonia.

Deixou de andar practicamente, esta sem força e vai começar a fazer fisioterapia para ver se recupera pelo menos o andar com andarilho, mas tem muito medo, pois já caiu umas 3 vezes e acha sempre que vai cair quando o levanto ou deito. Não está acamado, mas se nada fizer , o que nao sei bem o quê ainda, pois neste país encontra-se pouca informação, vai caminhar para um registo acamado.

Não sei o que fazer, precisava de sugestões/ideias de quem sabe ou já passou por isto , pois a minha intenção é recuperá-lo.

Uma outra questão, estou desempregado e com o que aconteceu ao meu Pai a minha dedicação tem sido 24h dia, e trato dele todos os dias, com a minha irmã, onde partilhamos tarefas. Tem o estado algum subsidio ou algo parecido, pois não posso ir trabalhar nem procurar trabalho visto que estou a tempo inteito (24h) a tratar do meu Pai ?

Desculpem se me alonguei, mas preciso de uma grande ajuda a nível de informação, que confesso que também o tempo não me tem permitido a pesquisas.

Muito obrigado e cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pedido de ajuda de informação precisa e clara

19 Mar. 2015 16:05 - 08 Nov. 2023 19:57 #13591
Caro pp1966, boa tarde.

Para sugestões sobre tratamento, acompanhamento e/ou outras formas de intervenção junto da pessoa idosa, sugerimos-lhe que contacte técnicos de serviço social na Seg. Social, na Junta de Freguesia ou em instituições de apoio social que possam existir na área geográfica onde habitam. Para estas últimas, poderá pesquisar em www.cartasocial.pt

Para verificar quais os apoios do Estado em matéria de apoio ao idoso, poderá consultar os apoios sociais e programas direcionados a idosos em seg-social.pt/idosos

Em termos de apoios sociais também do Estado, deixamos-lhe a sugestão de que consulte a informação que encontra em seg-social.pt/dependencia
Ultima edição : 08 Nov. 2023 19:57 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.280 segundos