Olá,
Estou a dias de ser mãe da minha primeira filha. O progenitor abandonou me e desapareceu durante toda a gravidez depois de me tentar forçar a fazer uma interrupção. Não tenho nem pretendo ter qualquer forma de o contactar por isso ele nem sequer vai ter conhecimento do nascimento da minha filha.
Até agora estive descansada porque pensava que todo o procedimento de registo e de reconhecimento de paternidade e consequente pagamento de pensão seria tratado pelo ministério público. Mas com experiências de outras pessoas estou preocupada e cheia de dúvidas que agradecia imenso ver esclarecidas.
A minha filha vai ser registada só com o meu nome? e terei que dar onde e quando informações sobre o progenitor? Será o ministério público a confirmar a paternidade? Como se processará? Fico automaticamente com a guarda total e o poder paternal sem ter que tratar de nada em tribunal? E a pensão de alimentos, como posso reclama la sem ter qualquer contacto do progenitor?
Muito obrigada
O registo da bebé será feito a partir do hospital, sendo que, em casos de ausência do pai, se recorre ao procedimento juridico para reconhecimento da paternidade. Para responder de forma mais exata às suas questões, sugerimos-lhe que consulte um advogado, nada melhor que um profissional para a esclarecer sobre esta matéria.