Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

inicio de actividade em periodo de baixa por doença

M Autor do tópico
minagomes Desligado
Membro Júnior
    minagomes

inicio de actividade em periodo de baixa por doença

18 Nov. 2014 23:36
    Boa noite,
    Encontro me de baixa por ter feito uma cirurgia em ambulatório até ao final deste mês, no entanto surgiu-me uma oportunidade de iniciar uma actividade como trabalhadora independente, não é na mesma área nem no horário de trabalho. Acontece que tenho que dar inicio da actividade até dia 25/Nov. é legal fazer isto ou tenho que esperar o termo da baixa médica ? ou optar por ir trabalhar 5 dias antes levantando assim a referida baixa. Obrigada
    M Autor do tópico
    minagomes Desligado
    Membro Júnior
    minagomes

Re: inicio de actividade em periodo de baixa por doença

18 Nov. 2014 23:43
    Boa noite,
    Encontro me de baixa por ter feito uma cirurgia em ambulatório até ao final deste mês, no entanto surgiu-me uma oportunidade de iniciar uma actividade como trabalhadora independente, não é na mesma área nem no horário de trabalho. Acontece que tenho que dar inicio da actividade até dia 25/Nov. é legal fazer isto ou tenho que esperar o termo da baixa médica ? ou optar por ir trabalhar 5 dias antes levantando assim a referida baixa. Obrigada
    B
    Beatriz Madeira Desligado
    Moderador
    Beatriz Madeira

Re: inicio de actividade em periodo de baixa por doença

19 Nov. 2014 13:58
    Cara minagomes, bom dia.

O trabalhador não deve "levantar" a baixa por sua iniciativa. Se o médico definiu um determinado período para recuperação/restabelecimento, então deve cumprir-se o mesmo.

Pensamos que seria mais seguro se aguardasse o término do período de baixa, mas a decisão de retomar o trabalho antecipadamente e dar início de atividade até dia 25 Novembro será sua, naturalmente.

Antes de dar início de atividade, poderá verificar se o seu contrato de trabalho tem alguma cláusula relacionada com "exclusividade", para não incorrer numa ilegalidade.

Publish modules to the "offcanvas" position.