Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

trabalho - de joana

trabalho - de joanafoi criado por Pedro Ferreira

10 maio 2012 17:59 #4742
olá boa tarde ...
estou a trabalhar numa empresa a 2 meses e meio vai fazer 3 meses no dia 5 de junho.
mas ate a data de hoje não assinei qualquer papel, nem me falam de contrato eu nem sei que descontos faço. uma colega esta la a trabalhar a 1 mes e meio e ja assinou contrato.
eu penso que eles estão a espera que eu faça la 3 meses e depois me mandem embora. o que devo fazer?
agarrar nas minhas coisas e vir embora?
agradecia muito que me ajudassem.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico trabalho - de joana

16 maio 2012 15:42 - 23 maio 2023 20:13 #4766
Olá Joana, boa tarde.

3 meses ou, mais precisamente, 90 dias são definidos no regime geral de contratação regulado pelo Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) como sendo o período experimental para os trabalhadores em geral. Durante este período o trabalhador pode ser despedido sem qualquer aviso prévio e sem direito a qualquer indemnização.

No entanto, um trabalhador que esteja numa situação como a sua, sem assinar qualquer contrato e que não seja despedido nos 3 primeiros meses é considerado um trabalhador efetivo, em regime de contratação sem termo.

A nossa sugestão é que, se não tem alternativas de emprego e deseja manter-se em funções, espere que seja o empregador a tomar qualquer atitude. Não lhe serve de nada "vir embora", a não ser que queira ficar desempregada.

Caso não a despeçam e lhe venham a propor a assinatura de um contrato depois de decorridos os 90 dias iniciais, pode ponderar assiná-lo ou não, uma vez que a sua situação de vínculo laboral será efetiva. Nessa altura, sugerimos fortemente que consulte um advogado para ter uma opinião oficial sobre a matéria e depois decidir o que fazer.

Relativamente ao que desconta ou para confirmar se está a descontar, pode verificar a chamada "carreira contributiva" no site da Seg.Social. Aqui estão registados todos os descontos de cada um dos contribuintes.

Aceda a app.seg-social.pt/sso/login para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRETA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha, aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social.
Ultima edição : 23 maio 2023 20:13 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.319 segundos