Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Cessação de contrato de trabalho

Cessação de contrato de trabalhofoi criado por Daniela Coelho

25 maio 2022 18:53 #22740
Boa tarde,

Tenho dois assuntos diferentes a questionar, um não sei se este tópico é o mais apropriado, mas aproveito a oportunidade para deixar aqui todas as dúvidas.

Eu iniciei contrato de trabalho sem termo a 16 de Setembro de 2018 e vou cessar a 29 de Julho de 2022. Já enviei carta de despedimento com aviso prévio de 60 dias tal como previsto.
Eu gostava que me ajudasse a entender o que me é devido. Existem alguns simuladores aqui na internet, mas o meu caso é diferente e não sei se se enquadram nesses simuladores, uma vez que eu tive alguns períodos de baixa média.

Em Janeiro de 2019, foi-me diagnosticado um cancro, por isso estive sem trabalhar de 29 de janeiro de 2019 até dia 6 de Dezembro de 2019.  Regressei ao trabalho no dia 7 de Dezembro de 2019 e trabalhei até Março de 2020 (não sei precisar o dia) e voltei a ficar de baixa pelo mesmo motivo até dia 13 de 2022. Ou seja grande parte deste período de contrato foi passado de baixa, por isso não sei se os meus direitos são os mesmos. E gostava de entender aquilo que me é devido pela entidade empregadora até à data de cessação de contrato. (até ao momento gozei 6 dias de férias)

Tenho outra questão relativamente às formações pagas pela entidade patronal. Uma vez que nunca me foi paga qualquer formação apesar de solicitado, posso exigir esse pagamento agora na cessação de contrato? E se sim, tenho direito a que anos? 

Por último, tenho uma questão em relação às férias, tinham ficado de 2019, 14 dias de férias por gozar, que ia gozar em março de 2020 mas como ficam doente novamente não cheguei a tirar esses dias, Já perdi o direito a esses dias?
A minha contabilista diz que tenho direito a esses dias, mais 2 dias por mês relativamente a este ano. Mas a contabilista da entidade patronal diz que só tenho direito a 2 dias de férias por cada mês deste ano. 

Desde já muito obrigada pela atenção

 
Tempo para criar a página: 0.278 segundos