Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Rescisão de Contracto e aceitação de novas propostas

17 maio 2018 22:14 #19408 por Andreia Pereira
Boa noite,

Foi-me comunicado hoje pela a entidade patronal o não desejo de me renovar o contracto para a efectividade, embora o mesmo só termine oficialmente a 16-06-2018. Em principio pretendo gozar os resto dos meus dias de férias (17 dias) até a data de término do contracto com o intuito de começar agora e já a procura de trabalho, embora eu tenha direito ao subsidio de Desemprego.

A minha questão é: se surgir a oportunidade, imagine-mos, antes de dia 16-06-2018 de assinar contracto com outra entidade patronal, existe aqui alguma ilegalidade? É possível ter dois contractos de trabalho a decorrer desta forma e em simultâneo?

P.S.: O meu contracto especifica apenas a limitação a exercer o mesmo tipo de serviços do que aqueles que eu exerço neste momento para a empresa na qual trabalho.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

18 maio 2018 13:38 #19413 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão de Contracto e aceitação de novas propostas
O gozo de férias antes do término do contrato acontece por acordo entre as partes ou por determinação do empregador. Se a decisão for de gozo de férias antes do término do contrato, então o empregador deve pagar-lhe o respetivo subsídio. Se o empregador decidir que não goza as férias antes do término do contrato, então deve pagar-lhe as férias não gozadas e o respetivo subsídio.

Legalmente, não deve iniciar um contrato antes de terminar o anterior, mesmo que esteja a gozar férias relativas ao mesmo.

Nota: não existe qualquer obrigatoriedade legal de passar um trabalhador com contrato a termo certo com renovação automática para trabalhador com contrato sem termo (efetivo) no final das renovações do primeiro.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Subsídio

Cálculo do Subsídio de Natal

O cálculo do valor do subsídio de Natal é feito com base no salário bruto/ilíquido mensal do trabalhador e no número de dias efetivamente trabalhados. Subsídio de Natal e de férias em...

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Rosana
2 hours 37 minutes

Boa tarde! Estou com uma duvida: tenho um filho especial, e mensalmente preciso leva-lo ao médico para atendimento ou terapi ...

Magda Santos
5 hours 14 minutes

Nos artigos 47 e 48º não é claro que não há redução do salário. Como apresento ao meu patrão a justificação de que ...

Rui Cruz
5 hours 41 minutes

Boa Tarde, o meu caso é o seguinte, Assinei contrato a termo certo dia 17/04/2017 e pretendo terminá-lo dia 25/1/2019, send ...

Pedro Ferreira
1 day 3 hours

Obrigado pela sua indicação das diferenças. As datas que estavam preenchidas eram as que foram publicadas no site da Segur ...

Luis Alberto Santos Gomes
1 day 4 hours

Boa tarde, trabalho por turnos rotativos já à uns anos, acontece que em 2016 tive um acidente de trabalho e desde então o ...