Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Tempo limite por parte do empregador para apresentação de CT

Bom dia

por muito urgentemente necessitar de um esclarecimento e após pesquisa vim encontrar este forum que me parece bastante útil e concerteza serei um assiduo utilizador do mesmo.

No passado dia 03 de Janeiro troquei de entidade empregadora ao que me foi proposto um contrato de um ano. Até á data de hoje, dia 18.02 ainda não me foi apresentado contrato para ser assinado. Informaram-me hoje, não sei se correctamente ou não, que se no prazo de 30 dias do ínicio da prestação de serviços para a entidade empregadora esta não tiver apresentado ao empregado o respectivo contrato para ser assinado automaticamente o empregado passará a contrato sem termo certo ( o chamado efectivo). Isto é verdade? pode alguém por favor muito urgentemente dar-me informação sobre este assunto pois ao que parece hoje ir-me-ão entregar um contrato para ser assinado?

Desde já agradeço a ajuda prestada.

Pedro

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Tempo limite por parte do empregador para apresentação de CT

23 Fev. 2011 17:56 #1900
Caro Pedro,

O trabalhador que não tem um contrato escrito apenas "passa a efectivo" após decorridos 90 dias de período experimental. Este período é aplicado aos trabalhadores em geral e, na ausência do contrato escrito, é o que está subentendido.

Durante o período experimental as partes - trabalhador e empregador - podem fazer cessar o contrato sem aviso prévio e invocação de justa causa ou direito a indemnização. Se o período experimental durou mais de 60 dias, a denúncia do contrato por parte do empregador depende de aviso prévio de 7 dias. Se o período experimental durou mais de 120 dias, a denúncia do contrato por parte do empregador depende de aviso prévio de 15 dias.

Respondido por PMVN no tópico Tempo limite por parte do empregador para apresentação de CT

28 Fev. 2011 14:44 #1943
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos,

Pedro
Tempo para criar a página: 0.292 segundos